Devo confessar que eu a primeira vez que eu escutei falar do Jalapão não faz nem 3 meses, mas quando escutei, bastou colocar no Google que eu fiquei frenética querendo ir lá. Quando programei tudo era normal escutar das pessoas: “pra onde vc vai?” “pro Jalapão” “onde?!” hahaha ainda existe muita gente que não sabe da existência desse paraíso e cá estou eu pra mostrar o que que o Jalapão tem! 😀

Mas primeiro: Onde é?

O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira que fica no Estado do Tocantins e fica entre os  municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. É uma aréa de conservação nova, foi criada apenas em 2001 e se tornou mais conhecido quando foi escolhido como cenário do reality show chamado Survivor e também o Largados e Pelados da Discovery. Esse ano ele foi escolhido para ser cenário da próxima novela da Globo, o que vai ajudar muito a divulgação das belezas desse lugar.

Mas o que tem?
  • Fervedouros

Atração mais famosa do Jalapão os fervedouros são um Vraaaa! bem na nossa cara. Se trata de um mini oásis da vegetação fechada e é um mais incrível que o outro. Fervedouros são nascentes de rios subterrâneos, entre brejos e riachos. E o mais legal é que é impossível afundar neles!  Porque no centro deles brota água e pressão é tão grande que independente do seu peso, a pressão irá te empurrar de volta para a superfície. Esse fenômeno é conhecido como: ressurgência. No começo eu fiquei meio com nervoso de por meu pé ali no meio, vai que ele me puxava pra dentro hahaha mas depois a gente vai perdendo o medo e se torna bem divertido. A transparência da água é incrível e rende fotos sensacionais. É como ta numa piscina natural, a água não é fria e quando a gente pisa a areia é tão fofa que parece que você ta dentro de uma grande bacia de massa de tapioca hahaha a textura é a mesma! Ao lado é possível tomar banho no rio que aquele fervedouro originou.

  • Cachoeiras

Eu fiquei impressionada com a quantidade de cachoeiras num espaço tão “pequeno” como é a região do parque estadual do Jalapão. As obrigatórias: Cachoeira da Velha e do escorrega macaco, quase todo roteiro inclui essas duas… as opcionais e escondidas? A cachoeira encantada e a perdida ♥ onde o acesso é muito remoto e quase nenhuma agência te leva lá.

  • Pores do sol

Isso a gente encontra em todo lugar né? Mas cada lugar tem sua particularidade! No Jalapão ele também é especial. Dentro do roteiro que vão te propor vai ter dois lugares sensacionais: Pedra Furada e as Dunas do Jalapão, ambos palcos de um por do sol incrível!

O mais legal do Jalapão é essa diversidade de coisas, é fervedouro, é duna, é cachoeira, é rio, é perregue, é calor haha uma aventura bem no coração do Brasil ♥

  • Simplicidade e Paz

Viajar para o Jalapão é pedir pra se desligar dessa vida agitada que a gente tem. Mal tem internet e tudo é muito rústico e caseiro. A comida é muito simples, tem mosquito e perregue também o que deixa a viagem com uma cara de aventura haha mas mesmo sendo um destino que está se tornando mainstream e a gente sempre cruza com muitos turistas por lá, ainda dá pra curtir o silêncio da natureza, boiar num rio e escutar apenas o som da correnteza, deitar numa rede e cochilar depois de banho de fervedouro.

No próximo post vou falar de todas as informações que você precisa saber antes de ir ao Jalapão 🙂

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por rebecca

Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.