Super! Não só é seguro viajar sozinha para o Chile, como nosso vizinho está entre os 20 países mais seguros do mundo. A capital, Santiago, recebe centenas de viajantes todos os dias – entre eles, muitas viajantes solos – atraídas não só pelo fato de que a cidade é porta de entrada para atrações imperdíveis do país como o Deserto do Atacama ou o Valle Nevado, mas também por sua beleza – a cidade é cercada pela Cordilheira dos Andes, paredão rochoso que fica a maior parte do tempo coberto por neve -, sua rica programação cultural e é claro, a gastronomia. Além disso, é muito fácil se locomover por Santiago. Suas ruas são todas planas, ou que significa que dá para fazer tudo a pé ou de bike tranquilamente.
Ficou tentada? Preparei um guia com tudo o que você precisa saber para desembarcar em terras chilenas o quanto antes. E aí? Vamo comigo?
Como chegar
Avião
Eu ouvi promoções de passagem? Siiim! Normalmente dá para encontrar passagens aéreas de ida e volta para Santiago – com todas as taxas inclusas – por menos de 2 mil reais. A LATAM , GOL e Aerolineas Argentinas são as três principais companhias aéreas que fazem a rota até a capital chilena.
Ônibus
Embora a viagem por terra dure de 52 a 56 horas, dizem que a vista das Cordilheiras compensa. Não duvido. As empresas de ônibus responsáveis por essa rota são Pluma, Crucero del Norte e JBL Turismo, essa última com opção de compra de passagem pela internet.
Passaporte? Visto? Vacinas?
O Chile não exige passaporte ou visto de brasileiros. Basta apresentar sua cédula de identidade atualizada (10 anos) e em bom estado. Em relação as vacinas, o país não exige nenhuma. De qualquer forma, é melhor prevenir do que remediar, né? Por isso, sugiro que contrate um seguro viagem e viaje tranquila!
Hospedagem
O leque de opções de hospedagens em Santiago é enorme. Se você prefere hostel a hotel, mas fica receosa de compartilhar quarto com homens, tenho uma boa notícia: muitos hostels oferecem a opção de compartilhamento de quarto somente com outras mulheres, como é o caso do Princesa insolente. Além de o nome ser sensacional, o hostel é pensado inteiramente para mulheres. A infraestrutura é muito boa e o serviço oferecido as hóspedes é excelente. O local aceita homens, porém, as mulheres quem dominam. Vale super a pena conhecer! Mais informações aqui.
Melhor época para ir
O ano inteiro, bebê! Mas caso queira aproveitar a viagem para ver neve e esquiar, prefira os meses de junho a setembro. A temporada começa no fim de junho e se estende até o final de setembro. As melhores estações de esqui são: Valle Nevado , Farellones , El Colorado e La Parva.
Gastronomia
Peixes e frutos do mar são o carro-chefe da gastronomia chilena. Isso quer dizer que se você gosta desse tipo de alimento estará, literalmente, no paraíso. O custo não é lá muito barato, mas se considerarmos a qualidade e a variedade de pratos, meu bem… É estouro! Não deixe de experimentar a centolla, caranguejo gigante e estrela gastronômica chilena
Vinhos? Os rótulos chilenos são os melhores
Visitar o Chile e não conhecer uma vinícola é, sem duvidas, um pecado. Os rótulos chilenos estão entre os mais famosos e apreciados do mundo, poxa! Para apreciar a bebida, vá direto às fontes. A vinícola mais famosa entre nós, brazucas, é a Concha y Toro que funciona desde 1883! Se tiver a oportunidade, não deixe de ir até a Santa Carolina e Cousiño Macul .
Atrações
O que não faltam são atrações ótimas em Santiago. Dá vontade de colocar cada uma em um pote para ficar olhando depois de voltar de viagem. Confira:
Com uma das vistas panorâmicas mais incríveis da cidade, o Sky Costanera é parada obrigatória para quem visita Santiago. Construído em 2014, o arranha-céu tem inacreditáveis 300 metros de altura e uma vista esplêndida da Cordilheira dos Andes. Procure conhecê-lo no fim da tarde, assim dá para ver o pôr-do-sol.
Teleférico
Ainda no quesito mirantes/vistas incríveis, sugiro uma volta de teleférico. Reinaugurada em 2016, a atração promete conforto e frio na barriga na medida certa.
A antiga casa do poeta Pablo Neruda é parada obrigatória. O local abriga uma coleção de pertences pessoais de Neruda e para quem é fã, é uma imersão maravilhosa na vida do poeta. Opte por fazer uma visita com guia de áudio, que oferece detalhes históricos da vida do escritor.
Plaza das Armas
A Plaza das Armas é parada obrigatória para qualquer viajante, pois foi nela que Santiago foi fundada no ano de 1541. Atualmente, o local reúne as mais importantes construções da capital chilena. Sendo assim, não deixe de visitar os seguintes pontos: Catedral Metropolitana, Museo de Arte Sagrado lado, Museu Histórico Nacional e Museo Chileno De Arte Precolombino. Ah! Aos sábados acontece a feira de antiguidades, momento ideal para comprar aquela lembrancinha para amigos e família.
Além da capital Santiago, da pra você conhecer o Deserto do Atacama que fica mais ao norte do país e você pode encontrar mais informações aqui.
É seguro viajar sozinha, mas fique ligada!
Santiago é uma cidade segura, mas como qualquer outra metrópole, exige alguns cuidados básicos de segurança:
- Deixe cópias de seu roteiro com pessoas de confiança;
- Ande com mapas e celular com internet (veja dicas de internet móvel para viagens aqui).
- Faça cópias dos seus documentos e salve no seu e-mail, na nuvem e etc. Assim, em caso de roubo, você terá como acessá-los.
- Use transporte oficiais, nada de pegar os mais baratos para economizar;
- Mostre confiança ao caminhar. Assim, evitará possíveis perrengues;
- Álcool? Melhor pegar leve. Afinal, ficamos vulneráveis quando bebemos;
Leia também: viajar sozinha ou acompanhada e como achar companhia viajando sozinha
Organize melhor sua viagem Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo! Não esqueça seu seguro viagem! A Seguros Promo é uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas! Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto :) Não fique sem internet na sua viagem! Adquira um chip da Easysim4u e fique o tempo todo conectada
Oi Rebeca, muito legal seu blog, parabéns!
Estou pensando em ficar 4 semanas no Chile, tô tentando me organizar em relação a roteiro haha já fiquei 4 semanas em outro país mas tinha um amigo que morava lá. Agora será a primeira vez totalmente sozinho haha obrigado pelas dicas. Abraços.