Nenhum acesso aos atrativos é fácil de chegar, como tudo por lá não tem quase nenhuma estrutura, as estradas são bem complicadas. MAAAS depois da gente saculejar tanto dentro dos carros quando chegamos nas cachoeiras do Jalapão a gente se sente como estivesse chegando num oásis. Umas são enormes e outras tem uma cor de água incrível, outras você só chega lá com um guia como o meu ♥ (anotaí o nome e numero dele: Márcio 063 98484-9595) Mas em todas a gente pode recarregar as energias, as águas são na temperatura ideal diante do calor que faz por lá. As duas mais famosas que que estão incluidas em quase todos os roteiros são: a cachoeira da velha e a do Formiga.
-
Cachoeira da Velha
Segundo nosso guia, o Márcio, essa cachoeira fica dentro de uma ex propriedade de Pablo Escobar, no caminho a gente consegue ver a antiga pista de pouso do el chapo haha e é incrível imaginar que aquilo era apenas mais uma propriedade dele. A cachoeira certamente vai ser incluída no seu roteiro porque é parada obrigatória.
A galera faz rafting nessa cachoeira, mas é aconselhável apenas para pessoas mais experientes porque a força da correntenza é imensa. A maioria vai só para observa-la pois essa força impede da gente tomar banho diretamente na queda d’agua. Porém se você for pro Jalapão com o Márcio ele te leva lá no começo do rio, onde as águas são calminhas e rasas e da pra curtir tranquilamente um banho de rio, inclusive no nosso roteiro estava incluido uma parada longa “na prainha” que eu sinceramente fui pra dizer que fui, porque fiquei feliz em gastar todo esse tempo na cachoeira da velha.
-
Cachoeira do Formiga
Essa é a queridinha de todos, não é pra menos. As águas da cachoeira do Formiga são de um azul turqueza que deixa qualquer um apaixonado e existem vários pontos de banho mesmo não sendo tão grande. Dizem que a melhor luz é entre às 10h e às 12h, é quando ela deixa a água super azul. Passamos mais de 3h lá e parecia que não era suficiente. Como nos fervedouros, a entrada também é paga porém isso deve já estar dentro do pacote que você contratará. Na parte da cachoeira em si, é fundo… mas não precisa ter medo em mergulhar, da pra ficar na escadinha que da acesso à cachoeira e também existe uma parte mais calma onde não é fundo e da pra curtir numa boa.
+ CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE O JALAPÃO
-
Cânion Sussuapara
Esse foi a nossa primeira parada e o primeiro contato que tivemos com o Jalapão. Ponte Alta fica a 200km de Palmas e foi nossa porta de entrada, nos hospedamos uma noite lá para visitar o Cânion Sassuapara que fica só a 15km de Ponte Alta. O Cânion é apenas uma fenda de 25m de profundidade aproximadamente e por ser baixo, feito de rochas e ter água jorrando, o local costuma ser mais fresquinho.
Segundo o guia, o rio que passa no cânion está quase desaparecendo por conta da ação do homem (construção de estradas ao redor, etc) e por isso o rio se tornou quase um córrego e no fim dele tem uma pequena cachoeira de água geladinha, que talvez em algum tempo nem tenha ela também 🙁 O local é escurinho porque mal entra luz do sol então as fotos ficam bem mais ou menos.
-
Cachoeira do Córrego e Escorrega Macaco
Pra ser sincera? não achei nada de mais hahaha é apenas uma cachoeira. A gente desce uma trilha por uns 15 minutos que fica em Taquaraçu, a 35 km de Palmas. Fica as fotos pra vocês julgarem se vale a pena a visita 🙂 Ah mas eu vi uma iguana haha
Bônus
-
Cachoeira Encatada e Perdida
Essas duas só o Márcio vai te levar (e se der tempo dentro do cronograma da agência) no nosso caso, deu. O acesso é extremamente dificil e teve horas que eu pensei que a gente não ia sair de lá haha mas saimos sem stress 🙂 O Márcio manja dos caminhos corretos e ele disse que vai sempre por lá. Passamos pouco tempo porém foi maravilhoso se despedir do Jalapão tomando banho de cachoeira de águas geladinhas e praticamente inexploradas.
Visitar o Brasil esse ano, pra mim tem sido uma experiência fantástica. A gente da muito valor ao que vem de fora ou ao o que está la fora e esquece de olhar pra o que temos ao redor. Infelizmente o turismo no Brasil não é tão estimulado e pior, é extremamente caro… mas é preciso lembrar o bônus de tudo isso, visitando o Brasil você não precisa se preocupar nem com câmbio, nem como voos longos, nem muito menos com barreia linguística 🙂 é tudo nosso, e isso é a melhor parte.
E aí? animou visitar o Jalapão? 🙂
Esse lugar deve ser muito incrível! tenho muita vontade de conhecer! Valeu pelas dicas!!!
As que eu mais gostei foram: canhoeira encantada e perdida, cachoeira da velha e da formiga!
ah. adorei saber a história do Pablo Escobar tb! ahhaha! fiquei impressionada!
Como essa natureza é impressionante. Tão linda! Sou louca para conhecer tudo isso, principalmente a Cachoeira da Formiga. hahah! Suas dicas es~toa demais!
Caraca….curiosidades do Pablo Escobar…que legal. Adorei o seu relato Rebecca e a sua forma de escrever deu bastante vontade de conhecer todas as cachoeiras…as fotos tb estão incríveis!!! Parabéns pelo post.
Obrigada! 😀
Adoro cachoeiras e tenho certeza que irei amar o Jalapão! Ler seu post me deixou super animada em conhecer essas belas paisagens. Ótimas dicas!
Um dos destinos mais impressionantes do Brasil, provando o porque disso!
em qual agência vc foi, ou contratou esse guia avulso?
ele é uma agência 🙂