Ao planejar uma Eurotrip, especialmente se for a primeira, nada mais natural do que sentir aquela vontade desesperadora de conhecer todas cidades dos sonhos. No entanto, será que vale a pena colocar muitas cidades no roteiro? Será que existe uma quantidade certa de acordo com o número de dias da sua viagem? Essas são duas perguntas bastante comuns e que deixam os viajantes um pouco ansiosos.

Não existe uma fórmula mágica para planejar uma Eurotrip. Porém, existem algumas dicas que podem facilitar o seu trabalho e ainda evitar que você passe por umas roubadas, né? Por falar em roubada, uma das principais é querer encher o seu roteiro com montão de cidades. Afinal, a Europa é tão pequena que dá pra conhecer tudo em uma viagem só, não é mesmo? Hmmm…sei não, hein!

Bora ver algumas dicas para planejar uma Eurotrip

Antes de falar de qualquer dica, é muito importante que você entenda um pouco mais sobre qual é o seu perfil de viajante. Para muitas pessoas mochilar, dormir em hostel com quarto compartilhado, evitar uma noite de hospedagem viajando no trem e comer no MC Donald’s não é problema nenhum e, isso permite conhecer mais lugares de uma vez só. Agora, se você precisa de uma acomodação melhor e comer pelo menos um PF digno, é preciso organizar melhor o budget e as possibildiades. Então, antes de começar a leitura, pare um pouquinho, pense e reflita sobre como você prefere viajar e quais as são as suas prioridades.

comendo-vancouver-vamocomigo

amo/sou comer bem – eu em Vancouver

Pensou? Então, agora vamos lá!

  • Não exagere na quantidade de grandes cidades

Londres, Paris, Madri, Roma, Amsterdam e tantas outras metrópoles europeias podem fazer os seus olhos brilharem só de pensar. Mas, a não ser que orçamento não seja um problema na hora de planejar uma eurotrip, é melhor listar as suas prioridades. “Ah, Rebecca, mas é tão pertinho e o voo só custa €9,90…”. Sinto desanimar, mas a passagem interna é o menor dos problemas. Nas grandes cidades os custos triplicam: alimentação, hospedagem, passeios e até mesmo os transportes públicos são bem mais caros do que nos outros lugares. Sem contar que os pontos turísticos e atrações requerem horas de espera, filas de pessoas e uma maior necessidade de planejamento prévio. Tudo isso também cansa, você chega no seu 10º dia de viagem desejando sua cama kkkk Então, será que vale mesmo encarecer a sua viagem e conhecer todas as cidades famozonas de uma vez só? Eu acho que não!

dormindo-aeroporto-atacama

outra coisa, evitem dormir no aeroporto.. é raro achar caminhas assim kkkk

  • Explore a região e as cidades ao redor

Você já ouviu falar em Toledo e Segóvia? Pertinho de Madri! Sintra e Cascais? Do lado de Lisboa! Bergamo e Como? Um bate e volta de Milão!  Muitas vezes, a gente foca só nas grandes cidades e esquece de umas belezuras que estão a poucos quilômetros destes centros. A dica é: no lugar de planejar uma eurotrip cheia de cidades famosas, lembre-se das cidades pequenas e próximas, que vão te mostrar o estilo de vida realmente europeu e com um custo bem menor.

sozinha-siena-italia

Eu em Siena, cidade minuscula perto de Florença

  • Troque quantidade por qualidade

Vamos pensar em uma lógica contrária. Se um gringo vem ao Brasil e visita o Rio de Janeiro, ele pode dizer que conhece o nosso país? Não né? kkkkkk Agora, se ele faz aquele tour por SP, conhece Floripa, vai à Recife, aí sim a gente pode começar a conversar. É claro que na Europa é diferente, pois as cidades são bem menores. Mas, em muitos países, os poucos quilômetros mudam o clima, o sotaque, a comida, as tradições e o estilo de vida. Então, ao invés de somar 5, 7, 10 países na hora de planejar uma Eurotrip, pense em somar conhecimento e descobrir de maneira minuciosa as culturas. Já pensou que bacana você pode falar para os seus amigos de uma cidadezinha, a 20km de Edimburgo, com uma paisagem surreal e aquela comida de lamber os beiços…num tem preço, né? 😀

christiania-vamocomigo

Christiania uma cidade idependente dentro de Copenhagen

  • 1, 2, 3 ou mais dias na mesma cidade

Não é preciso saber muito de viagens para pensar que Londres exige muito mais dias do que uma cidade do interiorzinho da Inglaterra, por exemplo. Mas, quero deixar bem claro que não há regras. Afinal, você pode ser do tipo que curte cidades pequenas, natureza e facilidade para andar. Ou seja, talvez queira muito mais dias em uma cidade pequenina… Na hora de planejar a sua eurotrip, dê aquela pesquisada sobre as cidades que você pensa em ir, coloque no papel os pontos turísticos que quer ir, veja o mapa e calcule as distâncias. A logistíca que você fará também faz muita diferença. Além disso, é importante considerar os seus interesses. Se você não gosta de vinho, por exemplo, pode passar um diazinho em Bordeaux, na França, e conhecer a cidade toda. Agora, para os apaixonados pela bebida, vale a pena mais tempo para explorar as vinícolas que ficam muita próximas da cidade. Tendeu?

Tá vendo? Não dá pra ter muita regra, o importante é aproveitar o tempo e curtir a sua viagem. Agora, se tem uma dica que eu posso te dar é: quando planejar uma eurotrip, não encha o seu roteiro com mil cidades ou países, combinado? A Europa sempre estará lá e não será a última vez que você vai pisar no continente pra conhece-lo.. a vida meus amigos, é uma caixinha de surpresas  e eu te garanto que em breve você voltará! 🙂

Organize melhor sua viagem 
Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo! 
Já contratou seu Seguro viagem? Tenho uma parceria com a Seguros Promo, uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas. Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto 🙂
Já garantiu as entradas dos lugares que vai visitar? A melhor maneira de economizar tempo e dinheiro é comprar os tickets com antecedência, o Get your guide tem muitas opções 

Adquirindo esses serviços por esses links no blog é a sua forma de retribuir a mim todo o conteúdo sincero e gratuito que você acha por aqui 🙂 não vai te custar nada a mais e vai me ajudar a continuar a investir meu tempo em te ajudar a planejar suas viagens!

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar: