Oslo é a capital norueguesa situada às margens do Oslofjord no sudeste da Noruega. Localizada na península escandinava ao norte da Europa, a comuna e condado, é um ótimo destino para quem planeja um Eurotrip diferenciada. A cidade oferece uma paisagem natural e urbana de arrancar suspiros. Além de um visual histórico que parece tirado de um conto de fadas ou melhor de guerreiros víquingues.

Confesso que, dentre as várias opções de cidades a serem visitadas na Europa, Oslo nunca esteve dentre as minhas principais propensões, porém o que uma promoção de passagens de fim de semana não faz, não é mesmo? Quando encontrei meu tíquete de ida e volta por menos de 30 EUR, comecei a planejar minha viagem e arrumar minhas malas.

Depois de 3 dias de muito turistar, o resultado foi que as minhas definições de Europa foram atualizadas! Por isso, resolvi escrever esse post para compartilhar a minha experiência nessa cidade. Vou te contar as principais razões porque você deveria começar a planejar a sua viagem agora mesmo!

A vista de Oslo

A cidade é uma referência para estudos arquitetônicos. Se você tem interesse nesse tipo de arte visual, prepare-se para reconhecer em cada rua uma verdadeira mistura de diversos estilos. Aqui elementos retomam a arquitetura renascentista, mas você também verá verdadeiras pérolas da arquitetura moderna, tudo sem omitir a essência nórdica em suas formas.

Se deseja explorar a arquitetura urbana da cidade, a Fortaleza de Akershus e a Ópera de Oslo são dois check points que visitei e considero essenciais.

File:OSLO-NO-02 05 ubt.jpeg

Castelo de Oslo

As paisagens naturais da cidade não deixam a desejar. Na verdade, elas excedem muito as expectativas criadas, mesmo para quem já visitou outras capitais europeias. Se você pesquisar um pouco sobre a Noruega vai encontrar muitas referências às montanhas e fiordes, além das extensas áreas florestais que cobrem essas terras.

Em vários pontos da cidade, você consegue visualizar o horizonte repleto de montanhas inteiramente cobertas de vegetação típica das florestas da região. Mas nem precisa olhar tão distante! Toda a cidade é muito bem arborizada, tomada por árvores a cada esquinas, além de parques e praças em meio a cidade, que transparecem a perfeita harmonia entre as obras da natureza e do homem.

A receptividade dos Noruegueses 

Se apenas essa breve descrição visual, ainda não te convenceu a comprar o seu tíquete, nem esquente, que o encanto de Oslo está longe de acabar. Esse fascínio não reside apenas com a cidade, mas também com seus residentes. Além de esbanjarem saúde e beleza, os noruegueses são de uma simpatia de cativar o coração de qualquer um. O bom humor está estampado em suas faces, sempre se mostrando muito solícitos e atenciosos, inclusive, com os forasteiros que se limitam a um inglês modesto.

Quando me dirigia ao Parque de Vigeland, encontrei dificuldades em comprar o bilhete de metro, tentei duas vezes sem sucesso. Percebi então que um senhor aguardava em pé à minha esquerda, levantei o rosto e ele me perguntou se eu havia conseguido finalizar a compra, respondi que não.

Ele então me explicou então que as máquinas de bilhete daquela estação estavam com problemas no leitor e imediatamente se ofereceu para me levar até o caixa onde eu poderia adquirir o bilhete diretamente de um funcionário. Uma das muitas situações em que testemunhei o acolhimento dos cidadãos de Oslo.

Transporte Público

A locomoção dentro da cidade também é algo impecável. Alguns pontos turísticos ficam relativamente afastados uns dos outros, de forma que nem sempre caminhar é uma opção recomendável. Mas sem problemas! O transporte público é muito bem organizado, a rede é controlada e coordenada pela empresa Ruter e é composta por ônibus, tram, trem, T-bone (metro) e balsa. Os tíquetes podem ser obtidos nas estações ou até mesmo virtualmente por meio do app Ruterbillet disponibilizado pela empresa.

Resultado de imagem para ruter billett

Bilheteria para o metrô de Oslo

O tíquete é único e vale para qualquer meio de transporte permitindo, inclusive, a baldeação entre eles desde que dentro de 60 minutos contados da validação, no caso do bilhete simples. Existem diferentes tipos de tíquete: simples, diário, semanal, mensal…

Ou pode optar pelo city pass que, embora seja uma opção mais cara, te permite o uso livre do transporte público, entrada gratuita em piscinas abertas, passeios turísticos, museus, além de descontos em diversas atrações, shows e ofertas especiais em restaurantes, lojas e outras opções de entretenimento.

Atrações Turísticas

A cidade é repleta de atrações turísticas que justificam uma estadia de mais de 7 dias sem esgotar as possibilidades que Oslo oferece. Escreverei um pouco mais sobre dicas e roteiros sobre o que fazer em outro post. Recomendarei o que, na minha opinião, você não pode perder independente de quanto tempo e em qual estação planeje sua estadia.

Programe uma visita ao Museu dos Barcos Víquingues

Aqui você encontrará exibições de quatro embarcações desse povo, além de diversos objetos utilizados que remontam a mais de um milênio. Artefatos como vestes, esculturas, utensílios muito bem preservados e indexados que narram detalhadamente um pouco da história desses guerreiros.

Todas as atrações em exibição contam com explicações gravadas nas paredes em inglês e no idioma local, mas você também pode já reservar antecipadamente uma tour com guias brasileiros. Eu, por muita sorte, encontrei um grupo de brasileiros. O preço dos tíquetes varia, idosos e estudantes pagam 80 NOK, adultos pagam 100 NOK e menores de 18 anos tem entrada gratuita. No caso de grupos com no mínimo 10 pessoas, o valor individual do tíquete custa 50 NOK.

Resultado de imagem para viking museum

Barco Viking em Oslo

Vigelandsparken

Outro must see é o Parque de Vigeland que mencionei anteriormente. O parque contém 222 estátuas esculpidas pelo artista norueguês Gustav Vigeland. O artista trabalhou na construção da obra entre os anos de 1924 e 1943 que envolvem esculturas em granito e bronze. Finda a obra, Vigeland doou as estátuas à cidade de Oslo que resultou em um dos projetos paisagísticos mais belos que já vi.

 

 

As esculturas representam o homem nas variadas situações do dia a dia. A Fonte composta de 60 estátuas de bronze representando o ciclo da vida é um dos principais destaques do complexo com esculturas crianças, jovens e idosos.  O Monolito que é o ponto central e consiste em uma escultura de aproximadamente 14 metros composta de um amontoado de figuras humanas, representando a busca pelo divino. A última escultura é A Roda da Vida representando a eternidade.

Praça em Oslo

Gustav VIgeland trabalhou neste parque até o fim da sua vida. Ao sul, você encontrará a casa, localizada no terceiro andar do estúdio em que trabalhou preservada em sua exata forma. O estúdio, hoje em dia, funciona como um museu e está aberto para visitação. Crianças até 7 anos tem entrada gratuita, as demais pagam 40 NOK, assim como estudantes e idosos, o tíquete para adultos custa 80 NOK.

O Clima de Oslo

Por estar situada às margens do Fiorde de Oslo, a cidade consegue manter uma temperatura razoável ao longo de todas as estações, embora sempre um pouco fria por estar situada no norte. Assim, nem um verão tão quente como os de Barcelona, nem um inverno tão frio como os de Varsóvia.

As temperaturas no verão variam entre 23º a 11ºC com sensação térmica mais elevada nos dias de sol. Já no inverno a mínima temperatura não ultrapassa os -5º C, o que é uma ótima notícias para aqueles que assim como eu não estão habituados a temperaturas muito extremas.  Então, coloca as roupas na mala e não esquece o casaco.

Já começou a procurar sua passagem? Indico que você procure voos que cheguem ao Aeroporto de Oslo Gardermoen (OSL), o mais próximo do centro da cidade, o que te economiza tempo e dinheiro! Além disso, evite complicações desnecessárias durante a sua estadia e adquira logo o seu seguro viagem aqui! Lembre que ele é obrigatória pelo Tratado de Shengen.

fimdepost_vamocomigo

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por Fernanda
Colaboradora do Vamo Comigo e um pequeno gafanhoto saltitando pelo mundo.