O sul da França sempre é aquele fusuê durante a temporada de verão europeu, onde tudo fica bem mais caro… Aquela região de Nice, Cannes e Monaco já tem seu charme por serem quem são haha mas Marseille fica bem do ladinho de todas elas e chega a ser beeeem mais barata e um destino que passa despercebido pela a maioria das pessoas que pensam em conhecer o mar mediterrâneo. Marseille fica bem do ladinho de Cassis  uma pequena cidade litorânea localizada no sul da França e dona de umas enseadas incríveis e que vale a pena por no roteiro.

Conheci Marseille quando morva na França, em 2015 e entre um final de semana e outro eu comprei uma passagem pra visitar um amigo que morava lá, com hospedagem free tudo fica mais fácil né? 🙂 Começamos o trabalho indo para os Calanques de Cassis (enseada de Cassis em Francês) que fica bem ao lado de Marseille, 20m de busão, na cidade vizinha chamada Cassis. 

calanques de cassis

Chegar lá depende da sua disposição, leia-se: orçamento. Existe a possibilidade de ir de barco o que custa de 16€ a 30€, depende da empresa que você escolhe (eles sai do porto de Marseille) mas a gente foi de expresso canelinha a partir do ponto onde o ônibus deixou a gente. A trilha é leve mas o calor incomoda bastante então antes de ir, comprem água e umas comidinhas porque não existe absolutamente nada pra vender por lá. Pra chegar nos Calanques de Cassis são 50 min de trilha sofríveis porque o caminho é todo cheio de pedras que escorrega ao descer então muito cuidado ao escolher o calçado, nada de havaianas se não você vai rolar ladeira abaixo hahaha tem trechos tranquilos de caminhar mas alguns são tensos se você não ta devidamente calçado.

trilha calanques cassis

A vista durante toda a trilha é espetacular! Vale a pena ir com calma sem pressa pra chegar porque assim você não se desgasta tanto devido ao calor e curte o visual 🙂

Calanques de Cassis

vista cassis

Eu pensava que a agua seria mais fria (na verdade é fria sim kkkkk) mas tava no grau. Depois de 50 min embaixo do sol ardendo e passando no meio dos mato tudo… a água fria é o paraíso! Levamos comida pro almoço e passamos o dia la!

calanques de cassis

Tem umas caverninhas lá que da pra explorar e pular das pedras (com segurança!!). O sol dura pouco porque ele se esconde atrás das falésias e com a água já gelada por vida, se falta sol falta coragem pra ficar muito tempo na água também! haha Ainda era metade da tarde quando a gente decidiu voltar. A subida claro, é mais difícil e demora mais mas o visual ainda ta lá pra dar aquela respirada 🙂

cassi

Dica: Coloquem Marseille na lista de destinos no verão sem gastar tanto e deixem Nices, Cannes etc pra baixa temporada. 🙂 A região de Marseille tem muita coisa bonita pra se conhecer também e o seu bolso (em euros) agradece!

Tá pensando em ir pra Marseille? Recomendo utilizar o Booking, melhor site para reservas e com opções em todos os lugares do mundo, fazendo a reserva por esse link você vai estar ajudando o blog a continuar a ter conteúdo sincero e gratuito 🙂

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por rebecca
Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.