capitolio

Se Minas não tem mar, a gente vai para o…cânion! kkkk Nos últimos anos, Capitólio vem se destacando como um dos principais destinos turísticos do estado de Minas Gerais. Mirantes, cânions, cachoeiras e lagoas fazem do destino a 281km de Belo Horizonte, um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo e da natureza. Para quem gosta de fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e passear de barco, Capitólio definitivamente deve estar na sua lista.

Capitólio é repleta de atrações, portanto, saber o que fazer vai depender do tempo que tem disponível. Neste post aqui, contei como foi o meu roteiro de 4 dias por lá. Mas, sei que muita gente passa apenas o final de semana ou só um fim de semana prolongado. Por essa razão e, por oferecer tantas opções de passeios, decidi fazer post com sugestões para aproveitar Capitólio no seu ritmo e viver momentos inesquecíveis. Vamo Comigo?

6 passeios para fazer em Capitólio

1. Cânions e Lago de Furnas

A paisagem dos Cânions de Furnas é a principal imagem que vem à mente quando se fala em Capitólio. O contraste entre a água verde esmeralda, os cortes acidentados das pedras e os penhascos fazem esse lugar ser único. Ao contrário de muitos cânions, o de Furnas não surgiu apenas pelas forças da natureza, mas sim pela ação do homem durante a construção controversa da Represa de Furnas.

O passeio pelo cânion acontece pelo Lago de Furnas e pode ser feito de lancha, catamarã ou chalana. A sua escolha influencia diretamente no preço (claro), no tempo do passeio e nos pontos de parada. O Lago de Furnas tem uma dimensão de 1440km², algo que equivale a quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, ou seja, pode levar uns bons dias para conseguir conhecer tudo, haha.

eu na boia dentro do lago de furnas em Capitólio

2. Mirante dos Cânions

No passeio pelo Lago, você admira os Cânions de Furnas olhando para cima. Mas, outro passeio imperdível em Capitólio é admirar os Cânions de cima! O ponto mais famoso não fica exatamente na cidade, na verdade, essa é uma informação para se ter em mente: os passeios em Capitólio são todos afastados, portanto, considere alugar um carro durante a sua estadia.

Voltando ao Mirante dos Cânions, ele fica a algumas centenas de metros das margens da Rodovia MG-050, depois de 250 metros de uma estrada de terra. Não é nada difícil encontrar o acesso, pois, logo verá ônibus parados e barraquinhas de água de coco, comida e artesanato.

O Mirante dos Cânions é, sem dúvida, uma parada obrigatória em Capitólio, pois, é desse ponto que vai fazer aquela famosa foto com a vista para o Lago e os penhascos ao fundo. A melhor parte? É um passeio totalmente gratuito!

vista do mirante de furnas em Capitólio

3. Cachoeira do Lago Azul

Outro ponto de grande procura em Capitólio, a Cachoeira do Lago Azul fica próxima ao ponto de saída das lanchas e barcos que fazem o passeio pelo Lago de Furnas. A Cachoeira do Lago Azul é na verdade, um complexo formado por duas cachoeiras que formam uma piscina esverdeada, perfeitas para refrescar nos dias quentes.

Capitólio - Cachoeira Lagoa Azul

fonte: lagoazul.tur.br

O acesso a Cachoeira do Lago Azul pode ser feito de duas maneiras: através do passeio de lancha pelo Lago de Furnas ou pela Pousada do Lago Azul, no KM 311 da MG-050. Independentemente do modo que escolher, é preciso pagar uma taxa de preservação no valor de R$30.

4. Trilha do Morro do Chapéu

Fazer trilha e Capitólio são duas palavras que andam de mãos dadas. Há opções super leves, que podem ser feitas por qualquer pessoa, como também há aquelas que exigem resistência e até mesmo uma certa experiência.

Capitólio

fonte: wikiloc.com | @nostrahelios

A Trilha do Morro do Chapéu faz parte do grupo das mais complexas e só pode ser feita acompanhado de guias locais credenciados. No total, são aproximadamente 500 metros de muita subida (aproximadamente 1 hora), para chegar no topo do Morro do Chapéu que fica a 378 metros de altura. Lá de cima, é possível ver todo o Lago de Furnas, além de uma vista 360º da Chapada das Mesas, algo de tirar o fôlego, literalmente.

O acesso a trilha é gratuito, mas para fazê-la é preciso contratar um dos guias oficiais. O acesso até a base deve ser feito com um carro 4×4, além disso, não há infraestrutura turística, portanto, leve água e comida para o passeio. Ah, não esqueça também do protetor solar e repelente 🙂

5. Trilha do Sol

Ainda nas opções de trekking, porém em um ritmo mais tranquilo, a Trilha do Sol é uma das mais populares e, na minha opinião, um dos melhores passeios em Capitólio. Para fazer essa trilha é preciso pagar R$ 45, algo bastante comum na cidade.

A Cachoeira No Limite e Do Grito são algumas das atrações da Trilha do Sol. Mas, é o Poço Dourado que atrai muita gente por conta dos “altarzinhos” de pedras empilhadas, criadas pelos turistas que garantem uma atmosfera mística ao local.

cachoeira na trilha do sol em Capitólio

6. Cachoeira da Filó

Se o orçamento estiver apertado e não der para fazer muitos passeios pagos, uma sugestão é conhecer a Cachoeira da Filó que tem acesso gratuito. O acesso ao local é bastante tranquilo, com acesso bem próximo a rodovia. Com uma queda d’água de 14 metros de altura e um poço de água cristalina, a Cachoeira do Filó é um excelente lugar para passar o dia. Agora, exatamente por ser gratuito, esse é um ponto que pode ficar bastante cheio nos finais de semana e feriado.

cachoeira da filó em Capitólio

Agora que já sabe mais, pode começar a selecionar os lugares que quer conhecer e, claro, aonde vai se hospedar em Capitólio.

Organize melhor sua viagem

Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo! 
Não esqueça seu seguro viagem! A Seguros Promo é uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas! Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto :) 
Não fique sem internet na sua viagem! Adquira um chip da Easysim4u e fique o tempo todo conectada :)

fimdepost_vamocomigo

 

Compartilhar: