Pense rápido: você já adiou aquela viagem dos sonhos para o exterior por medo de não conseguir se virar na hora de se comunicar? Eu já. E posso falar? Não recomendo. Seu inglês é péssimo? Nunca conseguiu fazer um intercambio para aprimorar? Não têm problema! Quando se trata de cair no mundão, viajar sem falar inglês ou qualquer outro tipo de idioma deve se tornar um mero detalhe. Por que? Porque além de viajar ser sinônimo de li-ber-da-de, existem diversas maneiras de se comunicar ao redor do mundo. Ainda não te convenci? Então se ligue nas dicas a seguir:

Aprenda expressões básicas da língua nativa do lugar que você estiver

Sabe as palavras mágicas que a gente aprende na infância? “Bom dia”, “boa tarde”, “por favor”, “obrigada” e etc? Então… Além de serem básicas em qualquer lugar do mundo, tê-las na ponta da língua facilita na hora de dar abertura à um dialogo, principalmente quando você viaja sozinha, indo assim para a próxima etapa: o Google Tradutor.

Google Tradutor

Santo Google! A ferramenta de tradução do gigante de busca permite que o usuário se comunique em todos os idiomas. Como? Basta escrever a palavra (ou frase) que deseja traduzir / pronunciar e pronto, tudo traduzidinho. Ah! Para provar que dá para conversar numa boa com o Google Tradutor em mãos, vou contar uma breve historinha:

Ano passado fiz meu primeiro mochilão pela América Latina e o amigo que viajou comigo, Eliel, quando não estávamos juntos – falo espanhol -, se comunicava com galera somente através da ferramenta. Comprovei esse fato no dia em que fui encontrá-lo numa lavanderia em La Paz, Bolívia, e o bonito estava batendo altos papos com o dono do estabelecimento via Google Tradutor. Viu? Funciona! 

amigos tirando uma selfie

Eliel, meu amigo e fã do Google Tradutor, e nós, na estrada. Bolívia/2017

Pagar mico? Fazer mimica? Por que não?

Você deve estar se perguntando por que diabos quero que você faça mimica e, consequentemente, pague um mico. Bem, é muito simples: porque além de dar boas risadas depois, é fácil de a outra pessoa entender o que você está querendo e / ou precisando naquele momento. Vale de tudo, o importante é se fazer entendido… Vamos lá, deixe a vergonha de lado! Com certeza a outra pessoa não vai te achar idiota, ele também faria o mesmo pra tentar falar português, concorda?

Esteja com seu roteiro do dia em mãos (celular, caderninho…)

Caso aconteça de você se embaralhar no meio do caminho com destino aquele lugarzinho imperdível que está na sua lista desde o planejamento da viagem, peça informações para o primeiro que aparecer apontando nome e endereço no seu roteiro. Funciona!

caderno, lápis e mapa mundi - vaiajar sem falar inglês

Sempre tenha seu roteiro em mãos.

Invista num bom chip de internet

Para que as quatro dicas acima dêem certo, você precisa estar munida com uma internet móvel bem f*da. Minha dica é o chip da Easysim4u  – logo mais faço um post completo sobre ela  – que tem cobertura em (pasme) 210 países!

Viajar sem falar inglês? Não se depender da tecnologia

Agora você já sabe que dá para viajar sem falar inglês numa boa, mas isso não significa que aprender um novo idioma não seja incrível né? Por este motivo, separei três aplicativos de idiomas super bacanas para você baixar agora. Confira:

Duolingo

Ninguém segura esse app! Na minha modesta opinião, o Duolingo é o melhor aplicativo para que você não só ingresse na língua inglesa, como em outros idiomas. O aplicativo é simples, interativo e o melhor: é grátis. Só alegria!

Celular, aplicativo de idiomas - Viajar sem falar inglês.

Duolingo, uma mão na roda.

Baixe agora (Google Play)

Baixe agora (Apple Store)

Hello English 

O segundo lugar no pódio vai para o Hello English. Não, não é porque ele é mais fraco do que o primeiro – muito pelo contrário – é só uma questão de gosto mesmo. Bem, além de ser gratuito, esse app funciona offline! Caiu a internet? Sem problemas. Seus estudos não serão comprometidos. Uhul!

celular, aplicativo de idiomas - Viajar sem falar inglês.

Hello English funciona offline.

Baixe agora (Google Play)

Baixe agora (Apple Store)

WLíngua

O WLíngua oferece mais de 600 lições interativas para seus usuários e embora seja gratuito apenas por uma semana, quem o utiliza adora! Tire suas próprias conclusões baixando agora:

WLíngua está entre os melhores aplicativos de idiomas do mundo.

Baixe agora (Google Play)

Baixe agora (Apple Store)

Viu como viajar sem falar inglês não é um empecilho? E então? Se sentiu encorajada para botar o pé na estrada mesmo sem falar inglês fluentemente?

Me conta aí nos comentários e até o próximo post 🙂

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por Camila Ferrari
Colaboradora do Vamo Comigo e redatora autodidata que sonha em ter o mundo como quintal.