Todo mês de junho é a mesma coisa! Além de ser o mês do meu aniversário (eeee) todo nordestino se sente entrando numa época de festividades sem fim, é tipo nosso ramadã só que a gente COME QUE SÓ A GOTA SERENA, dança, canta, toma cana etc. É uma grande ceia de natal que dura 1 mês! A gente se reune na casa da família e dos amigos pra assar uns milhos, falar da vida e celebra-la! Saber que o São João de Campina Grande ta chegando gera uma ansiedade quase incontrolável e toma conta de todo mundo já depois do carnaval kkkk festejar é com a gente mesmo!

A festa sempre dura 30 dias e acontece todo mês de Junho. É forró comendo solto de segunda a segunda! A festa atrai mais de 2,5 milhões de pessoas todo ano e é um programa pra toda família viu? não tem essa de ser uma festa só pra quem gosta de noitada não. O Parque do Povo (local onde acontece a festa) fica aberto 24h mas claro que as barracas só começam as atividades umas 17h, então da pra levar a vovó e o neném pra dar um rolé sem problemas. A entrada é gratuita! 🙂

O mês inteiro temos as ilhas de forró (palhoças para os mais íntimos) onde só toca o autêntico forró pé de serra (e só pode entrar de casal pra dançar kkkk), atrações nacionais e regionais (que vai de safadão a Padre Fábio de Melo, isso mesmo!). Os comes e bebes estão por toda parte do Parque do Povo, para todos os bolsos, é uma festa para todos.

Além disso, outras atividades acontecem na cidade inteira como o Sítio São João (réplica de uma vila do interior), vila do artesão (pra comprar as lembrancinhas) e o trem do forró que vai de Campina para a cidade de Galante, tocando forró o tempo todo, clica aqui e se liga como é hahaha Todo ano a programação muda e uma novidade é apresentada! Então mesmo se você já foi, nunca é demais repetir, nem que seja só pra comer, dançar forró e tomar uma caninha kkkk de novo e de novo.

O São João de Campina Grande é uma das maiores festas populares do mundo e é citado no livro da Patricia Schultz “1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer – Um Guia Para Toda A Vida”.  Não tem como não ir!

são joão de campina grande

Campina Grande fica no interior da Paraíba à apenas 128km de João Pessoa e 190km de Recife. Ano passado quando eu fui em Campina (Campina é para os íntimos kkkk ) fiz um video para apresentar a festa pra vocês como uma cidadã da cidade, que cresceu e participa do São João desde criança! Com vocês, o Parque do Povo e o maior e melhor São João do Mundo.

Olha que lindeza  que já rolou nas edições anteriores:

  • Disputa de quadrilhas juninas
  • Cãodrilhada! pia o presepe! ♥ forró pros doguinhos kkkkk
  • Arretado Star, um concurso de trios de forró que deve ser a coisa mais divertida do mundo!
  • Casamendo coletivo, muitos casais dizem sim na pirâmide do parque do povo na véspera do dia de santo antônio, vulgo santo casamenteiro e no dia dos namorados, 12 de junho ♥ ♥ ♥ e o casamento é de verdade viu? com juíz e tudo haha no civil.
  • O Salão de Artesanato da Paraíba! todo ano tem e da pra achar presentes bem lindos feitos pelos artesões da região!
Laternas de PVC no salão do artesanato da paraíba

Laternas de PVC no salão do artesanato

Animou? Então como uma boa campinense que conhece a cidade como a palma da mão, separei umas dicas de onde ficar, como se locomover e onde comer na cidade!

Onde ficar no São João de Campina Grande

Olha, tem hotel, tem pousada, tem casa dos parente, tem casa dos amigos tem até Airbnb (ao usar esse link você ganha um desconto de R$130 na primeira reserva!) Desculpa não tem. Quer sugestões?

Hoteis

Hotel Village Confort

Muito perto do local principal da festa mas distante o suficiente pra não escutar os shows que viram a noite caso você queira voltar pra casa mais cedo. Sem falar que tem uma vista maravilhosa para a Orla da cidade kkkk o Açude Velho, cartão postal da cidade e dono de um por do sol bem lindo! Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

hotel village conforte em campina grande

Hotel Village Premium

Esse fica bem na entrada da cidade e mais perto do Aeroporto. Pelo nome ja deu pra perceber que ele é mais chique kkk uma área de lazer ótima pra curar ressaca e quartos super confortáveis. Ele fica exatamente do lado da rodoviária da cidade, da pra ir andando se quiser. Ele também é vizinho ao shopping da cidade. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

piscina do hotel village premium em campina grande

Garden Hotel

Já foi considerado um dos melhores hotéis da cidade mas ainda é muito bem conceituado. O Garden também fica na entrada da cidade mas é afastado de tudo. Ele tem uma cara de resort, com várias piscinas, quadras de esportes e um restaurante maravilhoso. Os quartos são mega conforáveis e com uma varadinha ótima pra receber um ventinho na cara depois de um dia inteiro dançando forró. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

panorama do hotel garden em campina grande

Nord Easy Campina Grande

A localização é ótima pra quem vai curtir a festa. O Hotel fica bem no centro da cidade e muito perto do Parque do Povo (local da festa). Quartos confortáveis e preço mais em conta. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

quarto do hotel nordeasy em campina grande

Ibis Style Campina Grande

A franquia Ibis você já deve conhecer né? Tem um padrão bom para os preços que oferecem. Esse Ibis fica muitíssimo perto da festa! Acho que de todos que indiquei é o que você de fato da pra ir e voltar a pé sem problemas. Com certeza se trata do melhor custo-benefício na cidade. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

quarto do hotel Ibis em campina grande

Hotel Serrano

Por muitos anos o melhor hotel da cidade e ainda continua um dos melhores. O hotel Serrano apesar de ficar no centro ele não fica uma distância a pé da festa, mas em 10 minutinhos no máximo você chega lá. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

quarto do hotel serrano em campina grande

Pousadas

Pousada Maanaim

A pousada fica entre o aeroporto e o centro da cidade. Com quartos bem bonitinhos e uma alternativa pra quem não quer gastar muito sem perder o conforto. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

Quarto da pousada Maanain

Pousada Acauã

Pousada que fica no centro da cidade. Embora no Booking fala que fica 700m do Parque do Povo, ela fica numa ladeira e tem bastante escada, então não é muito recomendado pra quem tem problemas de locomoção. Fora isso é outro custo benefício ótimo para quem vai curtir o São Jão de Campina Grande. Para consultar os preços clique aqui e selecione as datas.

quarto da pousada acaua em campina grande

Como se locomover em Campina Grande

O aeroporto fica cerca de 7km do centro da cidade e é onde fica o Parque do Povo. Se chegar pelo aeroporto talvez você sofra pra conseguir um Uber 🙁 Ainda são poucos na cidade e se o seu voo for de madrugada, o sofrimento será dobrado kkkk a maioria deles estará no centro por conta da festa e por isso será difícil conseguir algo. Opções? Apenas taxi mesmo, que infelizmente é extramamente abusivo. Geralmente cobram R$50 pra te levarem pro centro. Ou faz uma amizade com o colega do lado que conseguiu um Uber kkkk eu ja fiz isso muitas vezes e dividi a corrida.

Se chegar pela rodoviária a coisa melhora porque ela fica dentro da cidade. Conseguir um Uber talvez não seja problemas e também tem transporte público para pegar bem na saída.

Dentro da cidade: Uber sempre.

Dica premium: se quiser pegar um voo mais barato, tente descer em João Pessoa e ir para Campina Grande de ônibus ou transfer, é apenas 1:30h de viagem e a economia pode ser bem boa 🙂

Onde comer durante o São João de Campina Grande

Campina é um polo gastronômico e vai ser muito difícil escolher apenas alguns pra indicar aqui, mas posso indicar os mais famosos e que com certeza você vai curtir:

Bar do Cuscuz – Dono de uma carne de sol na nata que é sensacional, durante o mês de junho o restaurante também vira casa de shows. Antes de ir verifique se não vai ter show por lá. O restaurante fica às margens do Açude Velho, cartão postal da cidade. Endereço:  R. Dr. Severino Cruz, 771 – Centro, Campina Grande.

Manoel da Carne de Sol – Restaurante super tradicional com mais 60 anos de história. Melhor Carne de Sol da região, decoração super criativa e ambiente bem agradável. Ir no São João de Campina Grande e não ir não comer lá, você pecará feio kkkk Endereço: R. Félix Araújo, 263 – Centro, Campina Grande .

The W – Se você não aguentar mais comer carne de sol (kkkk) o The W é uma opção de pratos mais comerciais. Risotos, frangos e hamburguers artesanais.. é lá. Preços ótimos, ambiente chiquérrimo e longe do fuzuê da festa. Rua Manoel Tavares, 455 – Alto Branco, Campina Grande.

Café Vila Nova da Rainha – Não quer encher o bucho? só um cafézinho? Então vai lá. Cafés, doces e salgados bem gostosos e ambiente tranquilinho. Endereço: Rua Manoel Tavares, 790 – Jardim Tavares, Campina Grande

Agora você tem tudo pra curtir a cidade que tem o Melhor e o Maior São João do Mundo!

Dica premium

Como a festa dura 30 dias você tem 30 dias pra curtir a festa. Se você quer evitar altos preços e super lotação na festa, evite o intervalo entre 23/06 e 29/06 pois é a semana que a festa mais recebe turistas por se tratar da semana do São João e São Pedro. Nessas datas também é feriado em várias capitais do nordeste, então geral corre pra o São João de Campina Grande para aproveitar 🙂

E ai? Vamo Comigo?

~Aos campinenses: sdds~

Organize melhor sua viagem 

Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo! 

Não esqueça seu seguro viagem! A Seguros Promo é uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas! Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto :)

fimdepost_vamocomigo

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por rebecca
Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.