cabo frio vamo comigo

Eu escolhi focar este ano em explorar mais destinos nacionais, que não exigem tantos dias de viagem, que são pertindo daqui de São Paulo e acabam sendo até mais econômicos. Comecei essa minha “expedição” escolhendo a paradisíaca Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Uma das grandes vantagens de morar em São Paulo – e eu já falei isso algumas vezes –  é encontrar voos com facilidade e poder contar com a ponte aérea. Ou seja, o Rio de Janeiro fica logo ali ♥ Então, aproveitando isso, me organizei para passar um final de semana por lá.

Para quem nunca ouviu falar, a Região dos Lagos é uma área que reúne praias incríveis, de areia branca e fina e um mar azul cristalino e, o melhor, a apenas 170 km de distância do Rio de Janeiro.

Saí de São Paulo e peguei um voo para o Rio. Se você quer ir para Arraial do Cabo ou Búzios direto, precisa saber que vai ter que primeiro ir até Cabo Frio, a cidade fica entre as duas cidades e é a principal da Região dos Lagos. É de lá que saem os ônibus para os outros lugares, ou o ônibus que saem do Rio param em Cabo Frio pra seguir viagem. Para chegar a Cabo Frio saindo do Rio eu tinha duas opções: ir de ônibus ou usando o Blablacar. Para quem não conhece esta última opção, ele é uma startup francesa que conecta motoristas que querem dividir as despesas (gasolina por exemplo) com pessoas procurando carona e opções baratas de viajar, eu usava demais quando morava na França.

E antes que você pense: “mas tu é doida mulé, de viajar com um estranho”, mas vê só, o aplicativo, assim como o Airbnb, exige documentação, avaliação e comentários de todos os motoristas and passageiros, tem uma segurança a mais. Eu nunca tinha usado no Brasil, mas eu vi várias opções de viagens para Cabo Frio que custavam R$30,00 (enquanto o ônibus era tipo R$100). Daí antes de fechar uma carona no Blablacar eu confiro algumas coisas básicas: comentários das pessoas que já viajaram com aquele motorista, as avaliações dele e se já tem alguma reserva feita na mesma viagem que eu to querendo reservar, assim eu tenho certeza que eu não vou viajar sozinha com o cara, sacou? 🙂 A diferença que eu vi entre a França e o BR foi que aqui o pessoal que entra no app e oferece carona são aqueles caras que fazem alternativos sabe? na França a galera ta mais interessada em apenas compartillhar gasolina mesmo haha

Região-dos-Lagos

esse de baixo, eu nunca reservaria… não tem documentação confirmada, só tem 1 avaliação e nem o facebook dele é conectado a conta

A viagem pela Região dos Lagos começou em Cabo Frio, na sexta-feira, com uma ida a Rua dos Biquínis. Como você já pode imaginar, é uma rua só com lojas de moda praia com estampas legais e um precinho maravilhoso! Juro, tem biquini por R$20 lá haha mas pra achar um biquini legal mesmo, a gente precisa de um pouco de paciência.

A atração principal de Cabo Frio além da Rua dos Biquínis, é Praia do Forte que é maravilhosa para fazer vários nadas, meu esporte favorito. Infelizmente no dia que eu fui tava nublado, então aproveitei a praia pela manhã e comprinhas a tarde 🙂 Agora, se você quiser dar uma caminhada a mais, dá pra ir andando até o Forte São João, seguir rumo a Praia das Dunas ou do Foguete, que são mais desertas. Cabo Frio é uma cidade normal, que acaba concentrando os principais serviços da Região dos Lagos e que serve como base para conhecer o restante das cidades. Além da praia, há dois lugares legais para você sair a noite que são o bairro da Passagem e o Canal do Itajuru. Nos dois lugares tem vários restaurantes, bares e até umas baladinhas.

Região-dos-Lagos

Na ponta da Praia do Forte tem umas rochas e da pra sentar lá e ter uma vista linda da praia!

Na minha andança por Cabo Frio acabei achando um hostel muito em conta e em frente ao mar num lugar super calminho da cidade. Não fiquei hospedade nele, mas entrei pra comprar uma água e acabei me encantando pelo lugar! Hostel com cara de pousada super charmosa, se chama Bravo Hostel Design e tinha quarto a partir de R$60!

bravo hostel design

No sábado a noite fui para Búzios. Como estava com dois amigos, decidimos ir de Uber, o que custou R$ 45 (R$ 15 pra cada) e foi bem rápido. Agora, é preciso ver se não está em tarifa dinâmica, porque aí o preço sobe muito. Outra opção é pegar o ônibus da empresa Salineiras que custa apenas R$ 5,55, mas demora um pouquinho mais. O melhor é você ver o seu orçamento e escolher se prefere mais conforto e gastar mais ou gastar menos.

Região-dos-Lagos

Búzios é conhecida pela vida noturna e o ponto central é a Rua das Pedras. Fomos para lá, comemos crepe no Chez Michou (um verdadeiro clássico da culinária buziana) e fomos ver as possibilidades de balada. A Privilège é a mais famosa, mas neste dia só para entrar custava R$ 150,00 e acabamos entrando em outra balada, também na Rua das Pedras. Aliás, Búzios é a cidade mais cara da Região dos Lagos. Ficamos hospedados em uma casa de família e o quarto para 3 pessoas custou R$ 450,00, 2 noites, eu achei bem salgado. É claro que tem a opção de hostel, mas saiba que os preços de lá são bem altos.

Búzios tem mais de 20 praias e opções de passeios de barco (mas eu preferi fazer em Arraial do Cabo), mas é a Praia de Geribá a mais conhecida. Mais uma vez, achei tudo bem caro. O sol estava muito forte e eu precisava de um guarda-sol. Passei o dia fazendo vários nadas novamente, comi um sanduíche simples com batata e a conta final deu R$ 76,00 (só o sanduíche era R$ 50), ou seja, extremamente caro! Geribá é bem badalada e lá tem dois lugares bem bacanas, um se chama Fishbone e o Uniq Beach Lounge. Os dois são tipo um beach club, com piscina, pufes e tudo mais para você curtir uma praia tranquila and ryca! Mas se não tiver com o orçamento de luxo, da pra curtir a praia sozinha… eu achei uma piscininha ótima haha

Outra dica imperdível de búzios é a Praia da Foca! Eu acabei descobrindo essa praia quando já tinha ido embora de lá, mas fica a dica pra quem for! Parece bem deserta e escutei que se você desce na rodoviária de Búzios, só perguntar por lá como chega que todo mundo te orienta, se liga:

Divulgação

Na segunda-feira segui para Arraial do Cabo. De novo eu tinha duas opções, Uber ou busão. Desta vez, a tarifa estava dinâmica (R$ 76) e eu sozinha. Então, peguei o Salineiras (R$ 5,55) até a Rodoviária de Cabo Frio. Não precisa ter receio, o cobrador tá super acostumado com a galera perdida e dá todas as orientações onde descer. É facinho também pegar o ônibus, ele sempre passa na rua principal de Búzios (não das pedras, a que da acesso a cidade) é só perguntar pra qualquer um lá que o pessoal de informa.

Como o meu destino final era Arraial, e não existem ônibus direto de Búzios, desci em Cabo Frio, perto da rodoviária. Eu poderia seguir a viagem em outro ônibus da Salineiras, também a R$ 5,55 ou pegar um uber de R$ 30,00, que foi o que eu fiz, pois estava um calor do cão. Mais uma vez, tudo depende do quanto você pode ou quer gastar.

Saiba planejar uma viagem para Arraial do Cabo aqui

A viagem foi super rápida, uns 15 minutos, ou seja, se você quiser fazer um bate e volta e se hospedar em Cabo Frio, é super possível e talvez seja até mais barato! Eu preferi me hospedar em Arraial, já que eu tava sozinha e esse bate e volta de busão eu não tava afim de fazer haha Fiquei no Hostel A Coroa, que fica a 5 minutos da Praia dos Anjos, principal praia de Arraial. O preço do  foi bem bom, R$ 65,00  em um quarto compartilhado só para mulheres e com banheiro privativo. No entanto, o meu quarto era bem de frente para a área comum e estava rolando festa em plena segunda-feira, mal durmi e depois fui ver no Booking uma galera reclamando da mesma coisa: barulho.

Região-dos-Lagos

Eu só posso dizer que Arraial do Cabo é o caribe brasileiro. A água é um azul cristalino, daqueles que dá para ver o fundo de cima do barco. E é quase obrigatório você fazer um passeio de barco lá porque é ele que faz toda viagem valer a pena. O dia no mar foi tão especial, que eu resolvi fazer um post só sobre o passeio de barco em Arraial, clica aqui pra ver como foi.

A viagem pela Região dos Lagos terminou em Arraial. Para voltar pro Rio, optei novamente pelo Blablacar, a única diferença é que eu paguei R$34, para ir pela Via Lagos, que tem um pedágio caro, ao invés de ir pela serra e é mais rápido. Se valeu a pena? Muito! Foram apenas 2h e pouquinho de viagem contra 4h da ida (pela serra). A carona me deixou na rodoviária, peguei o VLT para o Santos Dumont e o voo direto para a minha casinha! 🙂

[ppromo_passagens destination=”RIO” limit=”3″ header_text=”Passagens para o Rio de Janeiro” tags=”região dos lagos” /]

Tá pensando em ir pra a Região dos Lagos? Recomendo utilizar o Booking, melhor site para reservas e com opções em todos os lugares do mundo, fazendo a reserva por esse link você vai estar ajudando o blog a continuar a ter conteúdo sincero e gratuito :)
Escolha mais hoteis para ficar em Arraial aqui
Escolha mais hoteis para ficar em Buzios
Escolha mais hoteis para ficar em Cabo Frio
Compartilhar:
Escrito por rebecca
Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.