capitolio

Como eu já contei em alguns posts, em 2018 eu decidi explorar mais o Brasil e fazer algumas viagens que não exigem muito tempo. Ou seja, que dê para aproveitar um feriadão, arrumar a mala e partir! Quem me acompanha aqui sabe que eu não sou a louca dos roteiros, mas…às vezes, a gente precisa se organizar, né? Foi pesquisando sobre o que fazer em Capitólio que eu vi que essa viagem precisaria de algumas coisas feitas com antecedência #dificuldades

A primeira coisa que eu vi foi que ir para Capitólio sozinha sairia muito mais caro e complicado. Coloquei Capitólio no meu radar mas não era minha prioridade viajar pra lá, mas foi fazendo uma pesquisa de mercado pro Vamo Comigo que eu comecei a entrar em grupos de Facebook de mulheres que viajam sozinhas ou que procuram companhias que eu me deparei com um grupo se organizando pra ir pra lá, opa! era a oportunidade… eu que nunca tinha viajado em grupo assim, achei que seria interessante experimentar e entender se é uma boa viajar com “estranhas” e de quebra riscar mais um destino dos desejos #partiucapitolio Éramos 6 meninas que conheci em nesse grupo no facebook. Que fique claro que eu não conhecia ninguém, a intenção mesmo era ver se isso de viajar com estranhas ia rolar hahaha e a gente se deu super bem! Nos divertimos e acabamos virando amigas 🙂

o-que-fazer-em-capitólio

Mas vamos falar de Capitólio: para chegar em lá, peguei um voo de São Paulo para Belo Horizonte, consegui uma promoção que custou R$ 200 ida e volta. Cheguei em BH na quarta a noite e encontrei as meninas na manhã de quinta-feira para pegar o carro que alugamos… Uma delas ficou responsável por essa parte. A viagem foi longa, demoramos um pouco mais de 5 horas e acabamos chegando lá às 14h30, o trânsito na saída de BH foi intenso.

Nossa primeira parada foi no Restaurante do Turvo que tem um peixe à milanesa que vale muito a pena e a vista que é bem vinda! Os preços a princípio podem assustar pois o prato mais barato que eu vi custava R$90,00 mas dava pra 3 pessoas, sério.. é muito gigante e gostoso. Não é um lugar pra se comer todos os dias, mas uma vezinha é preciso 🙂 Ah! É de lá que a maioria dos passeios saem então se você ta indo sozinha ou ta indo meio perdida, vá pro restaurante do Turvo que lá você vai encontrar muitas opções de passeios no começo da manhã 🙂

Depois de encher o bucho almoçar, fomos para o Canyon de Furnas,  o cartão postal de Capitólio, provavelmente se você já viu alguma foto de Capitólio foi desse lugar. Como era quinta feira, a ideia era ir logo lá, pois a informação que tínhamos é que no final de semana ficava muito cheio. Realmente não tinha quase ninguém e deu para tirar umas fotos bem legais, uma pena que estava sem sol, pois já era final do dia. Esse ponto com o sol batendo nas águas deixa elas com uma tonalidade de verde bem linda!

o-que-fazer-em-capitólio

Do Canyon fomos para a casa que alugamos. Capitólio tem várias opções de hospedagem. A gente alugou uma casa, o que no fim achei que não valeu a pena, porque mesmo sendo bem completa, tinha piscina e tal, quase não ficamos por lá. A gente sempre passavs o dia inteiro nas atrações que a cidade oferece. Então, é preciso ter em mente quais são seus planos sobre o que fazer em Capitólio, se for vários nadas e aproveitar a casa, ok, do contrário, fica numa pousada ou hotel 🙂 Lembrando que Capitólio mesmo é uma cidade que não tem quase nada pra fazer, o que tem pra fazer esta na região de Capitólio, então ter um carro é fundamental… não me recordo de ter visto taxi/uber/ônibus fácil por lá. Viu quando eu disse que ir sozinha ia ser complicado? 🙁

O que fazer em Capitólio: Dia 2  – Lago de Furnas

Capitólio tem muita coisa para fazer e, exatamente por isso, tem que se organizar. Bom, se nosso primeiro passeio foi do alto do Canyon, no segundo dia fomos para a parte de baixo, pro lago de furnas. Aqui é preciso saber escolher bem como você vai fazer o seu passeio e, mais uma vez, vale a pena estar em grupo.

Existem muitas maneiras de conhecer o lago de furnas dá para fazer passeio em um catamarã que eles chamam de chalana. Também dá para ir de lancha com um grupo que você não conhece e também da pra fazer o passeio privado. Vai depender do que você esta disposto a pagar, tem passeios de chalana que duram 3 horas e custam tipo R$ 70 :/ Como a gente tava em grupo, alugamos uma lancha só para gente. Olha, não foi barato não: R$1700, sendo R$240 para cada uma. É caro, mas… valeu a pena! A lancha fez tudo no nosso tempo, paramos onde quisemos e fizemos tudo no nosso ritmo.

Eu fiz uma lista dos lugares que paramos durante esse passeio, porque achei que foram bem legais:

• A cachoeira do canyon que visitamos no dia anterior, dessa vez passeando por baixo.

o-que-fazer-em-capitólio

• Lagoa Azul: Uma parada maravilhosa, com cachoeira, um buraco pra visualizar os peixes e vibes haha (tá no stories também)

• Porto Escarpas: Este foi o lugar onde comemos, que tem tipo uma estrutura que cria uma piscina no meio do restaurante. Ah, e o almoço por lá custou R$ 59 mas nem foi almoço, almooooço… foi uns petiscos. Achei caro. Atrás tem uma outra cachoeira que a gente foi só dar close kkkk nada demais.

Além de poder parar nos lugares que queríamos, quando você aluga uma lancha como fizemos, tem a vantagem de poder levar bebida e eles disponibilizam a caixa pra gente por as bebidas durante todo o passeio, só comprar um pacotim de gelo e tá tudo certo. Apesar de ser sexta-feira, os lugares não estavam muito cheios e tumultuados como dizem que Capitólio costuma ser. Porém, entretanto, todavia… evite feriadões!

O nosso passeio durou tipo 7 horas, ou seja, o dia todo. E é realmente impressionante a quantidade de coisa que tem para fazer em Capitólio. Por do sol da lancha foi mara também! Seguimos de volta para casa com aquele soninho pós sol.

O que fazer em Capitólio: Dia 3 – Paraíso Perdido e Trilha do Sol

Sabadão, 21 de Abril (feriado) e a gente tava com medo da cidade estar lotada… e estava! É notável a diferença de um dia para o outro. Em todos os lugares tinham ônibus estacionados e grupos de excursão. Então, simplesmente abortamos a ideia de voltar ao topo do Canyon para tirar foto com solzão, porque quando passamos na frente tinham umas 34 caravanas. Outra dica que dou é, se você não quer tumulto, o ideal é fazer passeios que sejam pagos, porque os lugares que são gratuitos ficam entupidos. Mas, escolha bem onde vai gastar o seu dinheirinho…e eu já explico o por quê.

Nas pesquisas sobre o que fazer em Capitólio encontramos um lugar chamado Paraíso Perdido. O nome parece muito bom, né? Só o nome mesmo. No site dizia que eram R$ 40 para entrar, mas que tinham 18 cachoeiras e 8 poços… SQN! A gente pagou R$ 40, andou 1km e acabou, um riachinho e uma cachoeirinha. Fomos questionar o cara da entrada e ele disse que tem uma briga entre o dono de uma pousada e o Paraíso Perdido o que não permite o acesso a tudo. Paguei R$40 pela briga dos outros, que ótimo hahaha e ainda tem mais, na entrada a moça avisa: se chover não devolvemos o dinheiro kkkkkk que informação relevante, moça. Enfim: Não vão. #ficadica

o-que-fazer-em-capitólio

Já que a gente tava lá, almoçamos por lá. Comemos uma comida caseira num restaurante a quilo que custava também R$40(kg), ou seja, passeio dos quarenta reais. Mas, era bem gostoso.

Saímos dali e fomos fazer uma trilha bem conhecida chamada Trilha do Sol. O valor para entrar é R$ 45, mas ao contrário do Paraíso Perdido, nessa valeu a pena. A trilha exige um pouco de condicionamento físico, mas nada grave, basta ter um fôlego kkkk Nesta Trilha do Sol tem algumas coisas que são bem legais:

• Cachoeira No Limite

o-que-fazer-em-capitólio

• Cachoeira do Grito (minha preferida)

• Poço dourado: onde todo mundo monta uns “altarzinhos” com umas pedras e fazem os seus pedidos.

No Poço Dourado não dá para tomar banho de fato, a gente faz um percurso com água no tornozelo e no final tem uma cachoeira que dá para tomar um banhozinho e renovar as energias. Ela é muito esotérica ela.

o-que-fazer-em-capitólio

Cabô o passeio, cabô o sábado. Voltamos para a casa que nem aproveitamos. Vou falar de novo, chega a ser difícil saber o que fazer em Capitólio de tanta a coisa, então a casa é o lugar que você menos vai ficar (ou hotel).

O que fazer em Capitólio: Dia 4 – Cachoeira da Filó

Se Capitólio já estava cheio no sábado, imagina no domingo. Como a gente já tinha gastado muito para o Paraíso Perdido e a Trilha do Sol, escolhemos um dos passeios gratuitos. Fomos para a Cachoeira da Filó… porém, a água tava muito gelada, tava muito cheio e simplesmente não dava para aproveitar. Tiramos umas fotos expectativa x realidade e voltamos para casa kkkk, gastamos só uns 20 minutinhos lá 🙁 Mas acredito que ela num calor do cão e com menos pessoas deve ser legal de aproveitar 🙂

expectativa x realidade hahaha

Finalmente aproveitamos um pouquinho da piscina, almoçamos e hora de voltar para a realidade. Ou melhor, para BH.

Se você está pesquisando o que fazer em Capitólio e como fazer esta viagem eu tenho algumas considerações:

• Há muito o que fazer em Capitólio, então pesquise, se organize e junte dinheiro, porque não é barato;
  • É preciso escolher entre gastar menos ou ter mais conforto, veja o que você quer da sua viagem;
  • Capitólio em grupo sai mais barato e dá para aproveitar com mais conforto;
  • Evite feriadões;
  • Se você quer #pas evite os lugares gratuitos, especialmente final de semana;
  • Escutei que os seguintes pontos também vale a visita: Cachoeira Dicadinha (tem uma piscina infinita natural por lá), Cachoeira Fecho da Serra, Trilha do Morro do Chapéu e a Cachoeira da Capivara.

Essa viagem aconteceu por acaso quando eu procurava entender como é viajar com pessoas que nunca vi na vida e foi uma surpresa muito boa. Nós demos muito bem de primeira e não tivemos problema em dividir o carro nem a casa, o Vamo Comigo nasceu para que essas experiências sejam cada vez mais naturais e facilite esse encontro de mulheres que querem viajar acompanhadas!

Seja pela companhia ou até, como no meu caso, pela partilha dos custos 🙂 Quer saber mais? Então Vamo Comigo explorar esse mundão! 🙂

Organize melhor sua viagem

Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo!
Não esqueça seu seguro viagem! A Seguros Promo é uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas!
Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto :)