Depois do sonho que foi conhecer esses dois lugares da Turquia, finalmente fomos para Istambul, cidade sede do congresso que meu pai e meu irmão estavam participando. Eu tinha apenas um dia e meio para aproveitar tudo da maior e mais famosa cidade turca.

Istambul, como muitas cidades grandes, é bem feia, hahaha, e no caminho do aeroporto pro hotel pegamos um trânsito desgraçado. A primeira vista a cidade me pareceu bem suja e caótica… Me lembrou bem o querido Rio de Janeiro e sua amável linha vermelha. Mas, foi só ir chegando mais perto do hotel que as coisas foram ficando mais legais.

Istambul

Istambul Istambul

Meus dias em Istambul

Nosso hotel ficava em frente a Praça Taksim, que parecia ser bem central. Estava chovendo muito neste dia, mas, isso não impedia meu primeiro plano conhecer logo o famoso Grand Bazaar. Mas, como meu pai não quis ir fomos andar pela rua do hotel que só tinha lojas como Mango, Zara, Topshop e Sephora, nada de mais.

No dia seguinte fomos pro lado asiático de Istambul. O dia estava nublado também, mas ainda assim deu pra conhecer um pouco. Lá me pareceu bem mais bonitinho que o lado europeu (onde ficava o hotel)… Ou o google translator me enganou quando eu perguntei ao taxista se estavamos na Ásia haha pra quem não sabem Istambul fica bem na divisa de continentes, a cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa.

Quer saber mais sobre minha viagem à Turquia? Clica aqui

É no lado Asiatico que fica as duas mais famosas mesquitas de Istambul: A de Santa Sofia e a Mesquita Azul que ficam praticamente uma em frente a outra o que otimiza o tempo de visita. Fomos primeiro da Mesquisa Azul e pra quem não é mulçumano a visita é possível porém precisamos respeitar algumas regras, como cobrir a cabeça, tirar os sapatos (eles dão um saquinho) e não mostrar muitas partes do corpo. E isso inclui também as crianças kkkkk (vide foto) Como era inverno, eu peguei o meu cachecol e fiz um lenço na cabeça.

Istambul

Mesquita Azul – Entrada Gratuita

Eu gostei mais da Mesquita Azul, achei muito mais bonita e era de graça pra entrar 🙂 Porém a mesquisa é dividida entre não mulçumanos que vão só pra visitar e mulçumanos que vão pra orar. Eu confeso que queria ver as preces, escutar eles rezando… mas não era possível.

Já na mesquita Santa Sofia a entrada é paga, 40 TL ou 9€, dá pra comprar o ingresso online com visita guiada aqui e evitar a enorme fila que se forma todos os dias. O nome parece nome de igreja católica né? Pois é, ela foi construída pra ser uma igreja mesmo mas foi convertida em mesquita com a tomada de Constantinopla, porém o nome ficou. Hoje não é mais nem igreja, nem mesquita… é apenas um museu. Quando você entra é possível ver a mesclagem entre igreja e mesquita. Os vitrais com santos ficam juntos das placas enormes em árabe. O altar foi substituído pelo Mihrab, indicando a direção para Meca.

Istambul

Neste dia também visitamos o Grand Bazaar, parada obrigatória mesmo se você não vai comprar nadinha. A beleza das famosas luminárias turcas é encantadora!

Istambul

Fui sozinha dar uma volta pela cidade mas meu pai ficou me mandando whatsapp o tempo inteiro, dizendo para eu voltar pro hotel. Contaram pra ele uma história de um casal em lua de mel que a mulher foi fazer umas comprinhas na Turquia, enquanto o marido ficou no hotel, neste meio tempo sequestraram a mulher e até hoje nunca a encontraram… tenso! Tive pouco tempo pra explorar as lojinhas 🙁 No caminho, dei de cara com uma manifestação e dezenas de policiais armados, Istambul é a cara do Rio de Janeiro! 😜

Istambul

Istambul

Assim encerrou o meu dia em Istambul e eu segui para a parte solo da minha viagem. Próximo destino: Madrid. Lá, encontrei uma cidadã do interior da Paraíba na qual não a vejo há quase 2 anos. Um pouco menos do que eu tive que esperar para fazer o check in na Alitalia ZzZzZzzZz haha

Istambul

Tá pensando em ir pra Istambul? Recomendo utilizar o Booking, melhor site para reservas e com opções em todos os lugares do mundo, fazendo a reserva por esse link você vai estar ajudando o blog a continuar a ter um conteúdo sincero e gratuito 🙂

Veja alguns Hoteis em Istambul aqui

Escolha mais passeios para fazer em Istambul aqui

Não esqueça seu seguro viagem! Na World Nomads o processo é todo online e você pode fazer o pedido a qualquer momento, sem burocracia nenhuma 🙂 Clique aqui e saiba mais

 

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por rebecca
Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.