Sério, foi o passeio que eu mais curti no Atacama, foi simples, rápido mais um experiência incrível. As lagunas escondidas de baltinache não é um passeio que toda agência faz pelo difícil acesso, as estradas têm muita pedra o que danificam os carros então nem todo mundo curte oferecer esse passeio haha mas incluam no roteiro! É lindíssimo.

lagunas-escondidas

O passeio sai às 15h de frente da agência, o que foi uma correria só porque a gente tinha chegado do passeio do Valle do Arco Íris quase 14h então tive pouco tempo pra ir na pousada trocar de roupa e comer alguma coisa. Troquei de roupa porque nesse passeio a gente tinha a opção de entrar nas lagoas, mesmo com o frio de 8C que fazia eu fiquei animadíssima com a ideia haha As lagoas escondidas são lagoas com alta concentração de sal então é impossível afundar, eu nunca tinha entrado em águas assim e sempre tive a curiosidade da sensação que é não afundar de jeito nenhum.

São 7 lagoas, apenas 2 são autorizadas o banho, a primeira e a última. Eu entrei na última por questões de: tava muito frio né? eu não iria entrar já na primeira e depois fazer o passeio inteiro toda molhada. O local era um salar mas quando começaram a perfurar para retirar lítio, as lagoas se formaram. O incrível contraste do marro do deserto + azul das águas e o branco do salar deixa a paisagem belíssima. As lagoas mais rasas apresentam um tom de azul turquesa maravilhoso.

lagunas-escondidas

Eu entrei na última lagoa, eu não tinha ido até ali pra perder a oportunidade né? A princípio a água tava congelante, mas pra quem tem um chuveiro queimado no inverno de São Paulo, aquela aguinha ali não era nada né? hahaha uma vez que você entra, tudo é anestesiado e você não sente mais nada, nem frio 😀 Fiquei de fato boiando lá, sozinha naquele lugar, uma sensação de felicidade, coragem e paz. Fiquei uns 15 minutos e quando saí não ventava muito então a sensação de frio foi quase nada.

lagunas-escondidas

Algo que eu fiz inconsciente foi não molhar o rosto. É tanto sal na lagoa que ao sair ele fica grudado em você, você sai branquinha de lá então imagina você molhar o rosto com 30kg de sal? Claro que pode entrar no seu olho né? então é importante entrar de costas e protegendo o rosto do sal ooouuuu leva uma águinha pra lavar o rosto assim que você sai da lagoa e ta tudo certo 🙂 Meu cabelo ficou duro de tanto sal haha

lagunas-escondidas

cabelo durim

Algumas agências fazem desse passeio um verdadeiro spa. Eu li que tem umas que oferece roupões para aqueles que entram nas lagoas, massagem ao ar livre e coqueteis, mas claro isso reflete ao preço que você paga… a minha era agência popular mesmo e a única coisa que nos ofereceram foi o translado hahaha mas fica a dica pra quem procura uma experiência mais deluxe, a agência  da Flavia bia expediciones é uma das agência que proporcionam esses luxos 🙂 eu peguei uma toalha da pousada mermo hahaha

Depois do passeio, o guia nos levou de novo para o valle de la Muerte e nos ofereceu Pisco, bebida típica do Chile e incrivelmente deliciosa. Eu ainda molhada, quase congelei mas o pôr do sol mais uma vez fez seu papel em encerrar outro dia incrível no Deserto do Atacama 🙂

lagunas-escondidas

Informações importantes:

  • O passseio saiu dentro de um pacote que eu fiz de 5 passeios que saiu 81.000CPL tudo (valor em 2017)
  • Leve protetor solar, o frio só engana
  • Leve também uma garrafa de 1,5L de água pra todos os passeios, a gente ta no meio do deserto né? a desidratação é normal.
  • Sapatinho confortável, sempre.
  • Reserve sua hospedagem com antecedência, para ver opções de hospedagem clique aqui.

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por rebecca
Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.