Quando morei na França tive a oportunidade de vivenciar 2  vezes o 14 de julho, A festa Nacional Francesa. O primeiro foi o mais animado porque né? era o primeiro. Então eu fui ver desfile, fui ver fogos, bati palma, quase chorei porque tava ali, eu tava feliz pra caramba e eu sabia que tava feliz pra caramba! ♥ Então, pensei que seria legal compartilhar com vocês o “7 de setembro” francês. La Fête nationale française ou bastille day ou dia da queda da bastilha ou dia de feriado eeeeeeeeee

A-festa-Nacional-Francesa
Lá quando o feriado cai na quinta ou terça os franceses chamam “fazer a ponte” conhecido pelos brasileiros como “emendar o feriado” e eu sempre escutei isso que  T-O-D-A-S AS EMPRESAS FAZIAM ISSO mas aí… a minha não faz, rá. Mas quem liga ne? Tivemos feriado do mesmo jeitooo 🙂

Fiquei super empolgada de ir pras ruas e ver as pessoas com bandeirinhas e sendo super orgulhosas de serem francesas PORÉM, Paris tem tudo menos Francês ne? haha turista pra todo ladoooo! A avenida Champs-Élysées lotada, mas tudo muito organizadinho pro presidente passar.

A-festa-Nacional-FrancesaO desfile é meio chato mas quando os caças da força area francesa passa por cima da geral soltando as corezinhas da banheira EITA CORAÇÃO! Lindjimais.

A-festa-Nacional-Francesa

E aí acaba tudo, na época, o presidente François Hollande passa no carro e todo mundo fica no meio da rua pra lá e pra cá. Eu voltei pra casa porque o calor não tava dos mais agradáveis e a “noite” (19h) eu voltei pra área da Torre Eiffel pra ver a taaaal queima de fogos. Me falaram que para ver legal tinha que ir pro Camp de Mars (gramado em frente a torre) e precisaria chegar muito cedo. Mas estava humanamente impossível chegar até lá e a gente optou por ficar um pouco mais longe. A queima começa as 23h e eu cheguei as 19h ne? Isso pra mim é cedo demais. Na estação Trocadero onde tem um grande terraço com vista pra torre estava fechado 🙁 Então a galera se espalha pelos gramados ao redor da torre que mesmo longe da pra ver ela de vários ângulos da cidade. ENFIM esperamos 3h pra um espetáculo mais significativo do que lindo. Mais significativo porque P@**4 , EU MORO EM PARIS  ♥ e hoje em especial meu coração fica murchinho em saudades 🙁 eu fui muito feliz nessa cidade e escolhi voltar pro Brasil porque a felicidade não estava mais lá, porém meu coração sempre terá um pedaço de Paris.

A-festa-Nacional-Francesa

praça do Trocadero e a vista

A-festa-Nacional-Francesa

Depois vi no youtube que o lugar que eu tava nem era dos melhores, num deu nem pra escutar músiquinha 🙁 Que inclusive teve até música brasileira tocando! Quem tiver paciencia de assistir 30min de fogos na frente do computador, ta aqui video Lindão! 

Em 2015 o 14 de Julho “deu as boas vindas ao mundo” e tocou músicas das principais nacionalidades que visitam/moram no país. Me senti acolhida, que pena que em 2016 a situação dos imigrantes se agravou e essas boas-vindas nem foram tããão legais assim.

Agora imagina se essa cidade investisse em uma festa de ano novo? essa queima de fogos iria ser muito mais bonita que qualquer uma do mundo. Porque pra quem não sabe, Paris não tem festa de reveillon como tantas outras capitais do mundo 🙁 uma pena.

Mas e aí? é ou não é emocionante? AI MEU CORASSAUM!! ♥

 

Compartilhar:
Escrito por rebecca
Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.