Santiago, Chile - Foto: Esse mundo é nosso - É seguro viajar sozinha

Super! Não só é seguro viajar sozinha para o Chile, como nosso vizinho está entre os 20 países mais seguros do mundo. A capital, Santiago, recebe centenas de viajantes todos os dias – entre eles, muitas viajantes solos – atraídas não só pelo fato de que a cidade é porta de entrada para atrações imperdíveis do país como o Deserto do Atacama ou o Valle Nevado, mas também por sua beleza – a cidade é cercada pela Cordilheira dos Andes, paredão rochoso que fica a maior parte do tempo coberto por neve -, sua rica programação cultural e é claro, a gastronomia. Além disso, é muito fácil se locomover por Santiago. Suas ruas são todas planas, ou que significa que dá para fazer tudo a pé ou de bike tranquilamente.

Ficou tentada? Preparei um guia com tudo o que você precisa saber para desembarcar em terras chilenas o quanto antes. E aí? Vamo comigo?

Como chegar

Avião

Eu ouvi promoções de passagem? Siiim! Normalmente dá para encontrar passagens aéreas de ida e volta para Santiago – com todas as taxas inclusas – por menos de 2 mil reais. A LATAM , GOL  e Aerolineas Argentinas  são as três principais companhias aéreas que fazem a rota até a capital chilena.

Ônibus

Embora a viagem por terra dure de 52 a 56 horas, dizem que a vista das Cordilheiras compensa. Não duvido. As empresas de ônibus responsáveis por essa rota são Pluma, Crucero del Norte e JBL Turismo, essa última com opção de compra de passagem pela internet.

Passaporte? Visto? Vacinas?

O Chile não exige passaporte ou visto de brasileiros. Basta apresentar sua cédula de identidade atualizada (10 anos) e em bom estado. Em relação as vacinas, o país não exige nenhuma. De qualquer forma, é melhor prevenir do que remediar, né? Por isso, sugiro que contrate um seguro viagem e viaje tranquila!

Hospedagem

O leque de opções de hospedagens em Santiago é enorme. Se você prefere hostel a hotel, mas fica receosa de compartilhar quarto com homens, tenho uma boa notícia: muitos hostels oferecem a opção de compartilhamento de quarto somente com outras mulheres, como é o caso do Princesa insolente. Além de o nome ser sensacional, o  hostel é pensado inteiramente para mulheres. A infraestrutura é muito boa e o serviço oferecido as hóspedes é excelente. O local aceita homens, porém, as mulheres quem dominam. Vale super a pena conhecer! Mais informações aqui.

Melhor época para ir

O ano inteiro, bebê! Mas caso queira aproveitar a viagem para ver neve e esquiar, prefira os meses de junho a setembro. A temporada começa no fim de junho e se estende até o final de setembro. As melhores estações de esqui são: Valle Nevado , Farellones , El Colorado e La Parva.

Valle Nevado, Chile. 

Valle Nevado, Chile.

Gastronomia

Peixes e frutos do mar são o carro-chefe da gastronomia chilena. Isso quer dizer que se você gosta desse tipo de alimento estará, literalmente, no paraíso. O custo não é lá muito barato, mas se considerarmos a qualidade e a variedade de pratos, meu bem… É estouro! Não deixe de experimentar a centolla, caranguejo gigante e estrela gastronômica chilena

Centolla é prato obrigatório para quem visita o Chile.

Centolla é prato obrigatório para quem visita o Chile – É seguro viajar sozinha

Vinhos? Os rótulos chilenos são os melhores

Visitar o Chile e não conhecer uma vinícola é, sem duvidas, um pecado. Os rótulos chilenos estão entre os mais famosos e apreciados do mundo, poxa! Para apreciar a bebida, vá direto às fontes. A vinícola mais famosa entre nós, brazucas, é a Concha y Toro que funciona desde 1883! Se tiver a oportunidade, não deixe de ir até a Santa Carolina e Cousiño Macul .

Vinícola Concha y Toro é um dos lugares mais apaixonantes do Chile - É seguro viajar sozinha.

Vinícola Concha y Toro é um dos lugares mais apaixonantes do Chile – É seguro viajar sozinha.

Atrações

O que não faltam são atrações ótimas em Santiago. Dá vontade de colocar cada uma em um pote para ficar olhando depois de voltar de viagem. Confira:

Sky Costanera 

Com uma das vistas panorâmicas mais incríveis da cidade, o Sky Costanera é parada obrigatória para quem visita Santiago. Construído em 2014, o arranha-céu tem inacreditáveis 300 metros de altura e uma vista esplêndida da Cordilheira dos Andes. Procure conhecê-lo no fim da tarde, assim dá para ver o pôr-do-sol.

O gigante Sky Costanera. 

O gigante Sky Costanera.

Teleférico

Ainda no quesito mirantes/vistas incríveis, sugiro uma volta de teleférico. Reinaugurada em 2016, a atração promete conforto e frio na barriga na medida certa.

Teleférico - Via: Shutterstock 

Teleférico – Via: Shutterstock

La Chascona 

A antiga casa do poeta Pablo Neruda é parada obrigatória. O local abriga uma coleção de pertences pessoais de Neruda e para quem é fã, é uma imersão maravilhosa na vida do poeta. Opte por fazer uma visita com guia de áudio, que oferece detalhes históricos da vida do escritor.

La Choscana, antiga casa do poeta Pablo Neruda 

La Choscana, antiga casa do poeta Pablo Neruda

Plaza das Armas

A Plaza das Armas é parada obrigatória para qualquer viajante, pois foi nela que Santiago foi fundada no ano de 1541. Atualmente, o local reúne as mais importantes construções da capital chilena. Sendo assim, não deixe de visitar os seguintes pontos: Catedral Metropolitana, Museo de Arte Sagrado lado, Museu Histórico Nacional e Museo Chileno De Arte Precolombino. Ah! Aos sábados acontece a feira de antiguidades, momento ideal para comprar aquela lembrancinha para amigos e família.

Catedral de Santiago, Plaza das Armas - É seguro viajar sozinha 

Catedral de Santiago, Plaza das Armas – É seguro viajar sozinha

Além da capital Santiago, da pra você conhecer o Deserto do Atacama que fica mais ao norte do país e você pode encontrar mais informações aqui.

É seguro viajar sozinha, mas fique ligada!

Santiago é uma cidade segura, mas como qualquer outra metrópole, exige alguns cuidados básicos de segurança:

  • Deixe cópias de seu roteiro com pessoas de confiança;
  • Ande com mapas e celular com internet (veja dicas de internet móvel para viagens aqui). 
  • Faça cópias dos seus documentos e salve no seu e-mail, na nuvem e etc. Assim, em caso de roubo, você terá como acessá-los.
  • Use transporte oficiais, nada de pegar os mais baratos para economizar;
  • Mostre confiança ao caminhar. Assim, evitará possíveis perrengues;
  • Álcool? Melhor pegar leve. Afinal, ficamos vulneráveis quando bebemos;

Leia também: viajar sozinha ou acompanhada e como achar companhia viajando sozinha

Organize melhor sua viagem 

Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo! 

Não esqueça seu seguro viagem! A Seguros Promo é uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas! Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto :) 

Não fique sem internet na sua viagem! Adquira um chip da Easysim4u e fique o tempo todo conectada
fimdepost_vamocomigo

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por Camila Ferrari
Colaboradora do Vamo Comigo e redatora autodidata que sonha em ter o mundo como quintal.