X

Szimpla Kert o Ruin Bar mais famoso de Budapeste

Ano passado decidi me despedir da minha vida Europeia de uma forma especial: viajando mais! 🙂 Um dia antes tinha sido meu último dia trabalhando na agência de Paris, meu coração estava num misto de alívio e medo, eu tinha decidido visitar mais duas cidades inéditas pra mim e Budapeste seria a primeira… O vôo graças a Deus sairia só às 13:45 o que me permitiu acordar tranquila, tomar café, arrumar as coisas e partir… eu estava tão zen que acabei perdendo o último ônibus que me permitia chegar ao Aeroporto a tempo de pegar o vôo… mas eu tava tão Zen que eu disse a mim mesma: foda-se eu to indo embora mesmo, TAXIIIIIIIIIIII. Fui de Paris à Beauvais (aquele mesmo aeroporto que eu sempre perdia meus voos por ser longe demais) e eu comeceia dar adeus a essas minha incrível férias de 2 anos e meio pela Europa com menos 102 euros no bolso haha ♥ E lá vamos nós, passar 3 dias lindos em Budapeste! Uma das queridinhas do leste Europeu foi a minha escolhida para começar essa pequena viagem de 6 dias. Além de lindinha eu também tinha hospedagem free lá, então já sabe né? nóis foi.

Renan é um grande amigo da época de colégio 🙂

Decidi passar 3 dias inteiros em Budapeste e acho que foi na medida, Budapeste é incrivelmente linda e não precisa quebrar o porquinho pra visita-la a cidade é extremamente barata e eu que ganhava em euros na época tava me sentindo rycaaaaaaaaaaaaa.  Sério, pra ter noção nosso jantar saiu por 5 euros! Um macarrãozinho delícia e bebida, em um restaurante não saiu por mais de 1500 mil Ft. Uma curiosidade legal é que a é cidade é separada pelo rio Danúbio, daí de um lado fica Buda, que é formado por montanhas, e do outro está Pest, a parte plana da cidade. BUDA e PEST 😀

Rio Danúbio

Começamos a nossa sexta feira a noite em um Ruin Bar, uma espécie de bar super famosinho na cidade. Ruin Bar nada mais é que um bar que fica dentro de lugares abandonados em Budapeste, o nome não nega: Bar em RuínasE existem vários deles na cidade, todos com uma decoração bem tranqueira, tem de tudo pregado nas paredes… da pra passar a noite inteira só analisando o ambiente. Renan me levou no mais famoso da cidade o, Szimpla Kertque fica no VII District, na 14 Kazinczy Street.

Não paga nada pra entrar (assim como a maioria das baladas da cidade), tem música alta (e boa) e você precisa pagar a bebida no bar e depois escolher uma mesa pra sentar, tem uma mesa lá que é um carro 🙂 Também é possível fumar shisha, custa em torno de 10 dolares e dá pra se divertir um bucado com eles haha O local é lotado de estrangeiros, existe um jardim de inverno dentro do pub e ele é separado por salas onde a “decoração” parece temática. Uns tem uns monitores de computadores velhos, outro tem uma banheira, outro tem jogos de tabuleiro e totó, mas tudo muito caótico e interessantíssimo. O bar costuma lotar e ter filas pra entrar porém ele também abre durante o dia.

Toda a concepção do bar é muito legal, existem também vários projetos comunitários organizados pelo Szimpla, ou criados em parceria com eles. Por exemplo, aos domingos tem o Szimpla Farmers ‘Market onde os produtores locais vendem queijo, mel, frutas, legumes, etc. Eles também têm o mercado de pulgas Szimpla Bringa, exibições de filmes, eventos de música ao vivo, exposições e até mesmo eventos como a Biblioteca Kazinczy Living. Eles estão sempre abertos a novas idéias e novos usos do espaço em sua tentativa de promover a construção da comunidade em Budapeste. Legal né? A galera de humanas pira 😀

Saindo de lá, a graça é caminhar pelas ruas FRIAS DEMAIS de Budapeste. Mas só quem passa frio é quem ta mal agasalhado ou com pouco álcool no sangue! 🙂 O bar fica uns 20 minutos a pé das margens do Rio Danúbio e não tem horário pra se encantar por Budapeste, tanto de dia quanto de noite ela é linda DE-MA-IS.

O meu plano era visitar de uma lapada só, as duas cidades mais lindas do leste Europeu: Budapeste e Praga. Elas ficam relativamente perto uma da outra porém não achei voos compatíveis com minhas datas. Eu paguei 24€ no vôo Paris-Budapeste e depois 16€ Budapeste-Berlim quando vi o preço pra ir pra Praga, tava caro e eu tava com os dias contados 🙁 Ficou pra próxima!

Passei mais dois dias em Budapeste e falarei mais sobre o que fiz no próximo post 🙂

 

rebecca: Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.

View Comments (2)

Related Post