E começamos mais um dia no Atacama com alguns passeios ainda fechados. O que eu mais queria ir, Pedras Rojas, ainda estava fechado e o jeito foi arrumar outro passeio pra ir. A agência me encaixou no passeio do Salar dos Flamingos e o Valle de Jere na cidade de Toconao, a palavra flamingos me animou mais porém a tristeza de deixar de ir nas Pedras Rojas cada dia mais machucava meu coração haha se ele não abrisse no dia seguinte, eu teria que voltar no Atacama uma outra vez 🙁 Mas como tem uma cacetada de coisa a se fazer por lá, voltar no Atacama ainda seria novidade pra mim 🙂
Respira fundo e ok, vamobora conhecer o Salar dos Flamingos e o Valle de Jere. Passaram na pousada pra me pegar às 8h da manhã e partimos para a Reserva Nacional Los Flamencos, onde fica a Laguna de Chaxa. No caminho a gente pára para fotos com o principal cartão postal do atacama, o vulcão Licancabur, mas eu achei mais legal a estrada hahaha
Mas ta o Vulcão aí 🙂
Chegando na Reserva, de novo, a gente paga pra entrar e o guia nos deixa livres para explorar o local. Os flamingos ficam com uma certa distância dos turistas e para tirar uma foto boa ou com eles, você precisa de uma zoom bom. O local em si é lindo e rendeu ums fotos maravilhosas mas pelo o que eu li esse passeio vale mais a pena no fim da tarde porque o sol reflete na lagoa e se forma um espelho lindíssimo!
Beleza mas e esse salar aí? Antes era uma grande lagoa, a lagoa Chaxa mas aí foi secando e petrificando o sal que estava no fundo deixando uma textura densa que ta aí até hoje. O salar em si não tem grandes novidades já que a gente ja tava cansado de ver tanto salar, mas ele é enorme e tem um background de respeito… o pôr do sol com certeza é algo que se deve fazer por ali, então fica a dica daquela de quem errou no passeio: vão a tarde haha
O guia montou uma mesa bem bonita de café da manhã pro grupo, eu cheguei mais cedo na mesa e aproveitei pra tirar uma foto dando uma de passeio privê hahaha mas não, a mesa foi atacada por um mói de gringo depois da foto 🙂 Durante o café a guia nos explicou sobre os flamingos, nessa região do Chile, vivem 3 espécies de flamingo: Chileno, Andino e James. Saber diferencia-los já eram outros 500 haha
Saindo de lá seguimos para o Valle de Jere que a galera fala que é um Oásis no meio do Deserto, eu achei beeeeeeem sem gracinha viu? Assim, é legal, é interessante porque a gente chega num lugar bem seco, só com um monte de areia e pedra e quando olha pra baixo tem um rio passando e algumas árvores flutíferas ao redor mas achei ok. O passei foi mega rápido por lá e depois seguimos para a cidadezinha de Toconao.
Toconao parecia aquelas cidade to interiorzão, gente sentada na praça, um silêncio absurdo e um mega cactus no meio da praça (sou do interior da Paraíba e foi a primeira vez que eu vi um cactus tão de perto haha) visitamos uma lhama que era domesticada no quintal perto da praça e fim, cabou-se o passeio. Bem ok né? né.
A tarde, comi com calma uma empanada GIGANTESCA que tem na rua dos Caracoles e que custa só 2000 pesos 🙂 Esse passeio só durava 4h e fiquei com a tarde livre, daí fiquei sabendo que tinha um free walking tour pela cidade. Sempre às 16h saindo da praça central de San Pedro, a simpática guia me explicou tudo sobre San Pedro e fizemos um tour de quase 2h pela cidade, bem interessante pra quem gosta de história e tem um tempo a mais pela cidade
Informações importantes:
- O passseio saiu dentro de um pacote que eu fiz de 5 passeios que saiu 81.000CPL tudo (valor em 2017)
- Leve protetor solar, o frio só engana
- Leve também uma garrafa de 1,5L de água pra todos os passeios, a gente ta no meio do deserto né? a desidratação é normal.
- Sapatinho confortável, sempre.
- Reserve sua hospedagem com antecedência, para ver opções de hospedagem clique aqui.
View Comments (2)
Oii! Sou sua fã, haha. Te acompanho desde o "Também tenho blog" e você sempre me inspirou muito. Tenho 21 anos e tava lendo esse seu post aqui: http://tambemtenhoblog.com/no-regrets-just-love/
Muito stalker, né? Eu sei, mas quando começo a ler não consigo parar mais, e quando vejo já gastei horas lendo sobre liberdade, amor próprio e coragem. Queria te parabenizar só por você ser quem é e ter a coragem de compartilhar por aqui, acredito que as suas atitudes devem inspirar muitas outras meninas como eu. Mas além de te parabenizar, queria te pedir para falar um pouquinho sobre o começo disso tudo, como foi sua primeira viagem sozinha? você não teve medo? Tô pra fazer a minha primeira daqui a um mês e tô ansiosa. Pra sair à noite não é perigoso? Não vou me sentir muito sozinha? E se não der certo? kkkkk, muitas dúvidas.
Enfim, te desejo mais sonhos, um sonhador vai inspirando outro e outro e outro e assim o mundo vai se tornando um lugar melhor.
hahaha nada de stalker! É bom saber que pessoas de lá também estão aqui :) Acredito que eu respondo essas suas perguntas aqui http://tambemtenhoblog.com/sobre-serestar-sozinha/ nesse texto, você já chegou a ler? Nele eu falo como eu lido com a solidão todos os dias e não só em viagens. É sempre bom a gente saber ser sozinha e saber aproveita-la. Viajar sozinha é um exercício, eu comecei aos 14 anos e tamo aí haha Depois me fala o que achou do texto! :) E se tiver mais dúvidas me avisa.
Sobre sair a noite, eu não sou uma pessoa da noite então eu sempre tive uma coisa a menos a me preocupar. Porém se você curte, só pega leve nessa primeira vez.. como tudo é muito novo é sempre bom ir com calma. Depende muito pra onde você vai também, embora que pra acontecer merda não importa se você ta em Paris ou Camboja, tem gente má em todo lugar. Converse com estranhos mas nunca confie muito neles, combinado? E se não der certo ao menos você aprendeu! Pensa assim :) E nunca confunda medo com ansiedade, o medo paraliza a ansiedade motiva.
Estou pensando em começar a fazer videos sobre esses temas, o que você acha? hahaha
Obrigada pelo seu comentário, me deixou um sorriso largo. É bom saber que de tantas pessoas no mundo ao menos uma eu ajudei a voar. Vai longe, ta?
Beijo e sempre me escreve! Quero saber dessa viagem aí.