X

Passeio pelas mesquitas de Istambul – Turquia

Depois do sonho que foi conhecer esses dois lugares da Turquia, finalmente fomos para Istambul, cidade sede do congresso que meu pai e meu irmão estavam participando. Eu tinha apenas um dia e meio para aproveitar tudo da maior e mais famosa cidade turca.

Istambul, como muitas cidades grandes, é bem feia, hahaha, e no caminho do aeroporto pro hotel pegamos um trânsito desgraçado. A primeira vista a cidade me pareceu bem suja e caótica… Me lembrou bem o querido Rio de Janeiro e sua amável linha vermelha. Mas, foi só ir chegando mais perto do hotel que as coisas foram ficando mais legais.

Meus dias em Istambul

Nosso hotel ficava em frente a Praça Taksim, que parecia ser bem central. Estava chovendo muito neste dia, mas, isso não impedia meu primeiro plano conhecer logo o famoso Grand Bazaar. Mas, como meu pai não quis ir fomos andar pela rua do hotel que só tinha lojas como Mango, Zara, Topshop e Sephora, nada de mais.

No dia seguinte fomos pro lado asiático de Istambul. O dia estava nublado também, mas ainda assim deu pra conhecer um pouco. Lá me pareceu bem mais bonitinho que o lado europeu (onde ficava o hotel)… Ou o google translator me enganou quando eu perguntei ao taxista se estavamos na Ásia haha pra quem não sabem Istambul fica bem na divisa de continentes, a cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa.

Quer saber mais sobre minha viagem à Turquia? Clica aqui

É no lado Asiatico que fica as duas mais famosas mesquitas de Istambul: A de Santa Sofia e a Mesquita Azul que ficam praticamente uma em frente a outra o que otimiza o tempo de visita. Fomos primeiro da Mesquisa Azul e pra quem não é mulçumano a visita é possível porém precisamos respeitar algumas regras, como cobrir a cabeça, tirar os sapatos (eles dão um saquinho) e não mostrar muitas partes do corpo. E isso inclui também as crianças kkkkk (vide foto) Como era inverno, eu peguei o meu cachecol e fiz um lenço na cabeça.

Mesquita Azul – Entrada Gratuita

Eu gostei mais da Mesquita Azul, achei muito mais bonita e era de graça pra entrar 🙂 Porém a mesquisa é dividida entre não mulçumanos que vão só pra visitar e mulçumanos que vão pra orar. Eu confeso que queria ver as preces, escutar eles rezando… mas não era possível.

Já na mesquita Santa Sofia a entrada é paga, 40 TL ou 9€, dá pra comprar o ingresso online com visita guiada aqui e evitar a enorme fila que se forma todos os dias. O nome parece nome de igreja católica né? Pois é, ela foi construída pra ser uma igreja mesmo mas foi convertida em mesquita com a tomada de Constantinopla, porém o nome ficou. Hoje não é mais nem igreja, nem mesquita… é apenas um museu. Quando você entra é possível ver a mesclagem entre igreja e mesquita. Os vitrais com santos ficam juntos das placas enormes em árabe. O altar foi substituído pelo Mihrab, indicando a direção para Meca.

Neste dia também visitamos o Grand Bazaar, parada obrigatória mesmo se você não vai comprar nadinha. A beleza das famosas luminárias turcas é encantadora!

Fui sozinha dar uma volta pela cidade mas meu pai ficou me mandando whatsapp o tempo inteiro, dizendo para eu voltar pro hotel. Contaram pra ele uma história de um casal em lua de mel que a mulher foi fazer umas comprinhas na Turquia, enquanto o marido ficou no hotel, neste meio tempo sequestraram a mulher e até hoje nunca a encontraram… tenso! Tive pouco tempo pra explorar as lojinhas 🙁 No caminho, dei de cara com uma manifestação e dezenas de policiais armados, Istambul é a cara do Rio de Janeiro! 😜

Assim encerrou o meu dia em Istambul e eu segui para a parte solo da minha viagem. Próximo destino: Madrid. Lá, encontrei uma cidadã do interior da Paraíba na qual não a vejo há quase 2 anos. Um pouco menos do que eu tive que esperar para fazer o check in na Alitalia ZzZzZzzZz haha

Tá pensando em ir pra Istambul? Recomendo utilizar o Booking, melhor site para reservas e com opções em todos os lugares do mundo, fazendo a reserva por esse link você vai estar ajudando o blog a continuar a ter um conteúdo sincero e gratuito 🙂

Veja alguns Hoteis em Istambul aqui

Escolha mais passeios para fazer em Istambul aqui

Não esqueça seu seguro viagem! Na World Nomads o processo é todo online e você pode fazer o pedido a qualquer momento, sem burocracia nenhuma 🙂 Clique aqui e saiba mais

 

rebecca: Ex- futura arquiteta, antiga Diretora de Arte e Mídia, atual Analista de Marketing Digital e para sempre Nômade.

View Comments (1)

  • Essa parte que vc achou mais bonita, onde ficam a Mesquita azul e a Santa Sofia, não fica do lado asiático. Essa é a parte da cidade velha, no bairro Sultanahmet

Related Post