Lombok e sua beleza de encher os olhos - Maior arquipélago do mundo

A Indonésia carrega o titulo de maior arquipélago do mundo com toda a razão. Localizado entre os oceanos índico e Pacífico, o país tem 17.500 ilhas – 6 mil delas habitadas – e cerca de 250 milhões de habitantes. O deslumbre associada ao destino se dá devido as suas praias paradísicas, famosas no mundo todo e reduto de surfistas e campeonatos internacionais de Surf.

Além de belas praias, ao desembarcar no arquipélago você irá se deparar com centenas de montanhas e seus vulcões. É um verdadeiro prato cheio para os amantes da natureza, viu? Com diversas atrações neste sentido. Uma delas é Bromo Tengger – Semeru, um gigantesco parque composto por vulcões. Outro ponto alto a Ilha das Flores, onde canoagem e mergulho são as principais atividades.

Bromo Tengger – Semeru e seus imponentes vulcões.

Bromo Tengger – Semeru e seus imponentes vulcões.

Já para quem busca uma viagem espiritual, o destino é um dos mais importantes neste sentido. A maioria da população indonésia é muçulmana, porém, uma pequena parcela ainda mantém resquícios da cultura Hindu, herança de seus antepassados. Além disso, existem mais de 1000 templos budistas na Indonésia. O Borobudur, maior monumento budista do mundo, fica na cidade indonésia de Yogyakarta.

Borobudur, o maior templo budista do mundo.

Borobudur, o maior templo budista do mundo.

ONDE SE HOSPEDAR

Como Bali, capital da Indonésia, é o principal destino escolhido pelos turistas que visitam o arquipélago, separei os melhores hotéis da ilha (todos podem ser encontrados no Booking.com) Confira:

M Suíte Bali 

Um achado em Bali! Além de estar num dos locais mais badalados da Indonésia, você ainda vai desfrutar de uma hospedagem espaçosa, confortável e com um atendimento excelente. Diárias a partir de 30 dólares, para reservar clique aqui

Nyoman Sandi Guest House

Localizada em Ubud – considerado o maior centro de arte e cultura de Bali – pousada é familiar, então se hospedar nela é um mergulho na cultura local. Os quartos têm bastante espaço e o café da manhã é servido à la carte e está incluso no preço da diária. Além disso, o atendimento é um dos pontos altos do local. Diárias a partir de 30 dólares, para reservar clique aqui

Puri Padma Hotel

O Puri Padma também está localizado em Ubud. Moderno e com uma vista incrível, O Puri Padma Hotel é super bem recomendado por quem se hospeda lá. Diárias a partir de 50 dólares, para reservar clique aqui.

(Escolhi esses três opções de hotel em Bali por ser o destino mais procurado por viajantes. Caso queira dar uma olhada em outras acomodações indonésias, Booking.com te ajuda nessa!)

ALTAS ONDAS

Provavelmente você já ouviu falar que as praias e ondas indonésias são perfeitas para os praticantes do surf, né? E eu confirmo: o maior arquipélago do mundo é também o sonho de 10 entre 10 surfistas. O esporte se tornou popular na região nos anos 60, mesma época em que foi lançado o documentário “The Endless Summer”, responsável por atrair milhares de surfistas do mundo todo para país. Pensando nisso, separei os principais pontos da Indonésia para quem está em busca de uma “surftrip”, confira:

Bali

A Ilha mais famosa da Indonésia é também a mais procurada pelos amantes do surf. Suas praias e ondas variadas são perfeitas para quem está começando a praticar o esporte e a queridinha dos veteranos. As que mais se destacam são: Dreamland (nível profissional), Kuta (nível intermediário) e Batu Bolong (nível iniciante).

A surfista Carol Henrique em Bali - Maior arquipélago do mundo

A surfista Carol Henrique em Bali – Maior arquipélago do mundo

Lombok

Lombok é considerada uma das praias com as melhores ondas do mundo, ou seja, além de ser espetacular no quesito beleza, a danada ainda te dá os melhores “tubos”.

Lombok e sua beleza de encher os olhos - Maior arquipélago do mundo

Lombok e sua beleza de encher os olhos – Maior arquipélago do mundo

Sumbawa

O destino é considerado um dos melhores por ter menos turistas e mais surfistas. Os praticantes gostam tanto, que suas praias Lakey Peak e Scar Reef são as mais procuradas da Indonésia no meio do ano – melhor período para visitá-las.

Sumbawa é um escândalo de tão bonita! - Maior arquipélago do mundo

Sumbawa é um escândalo de tão bonita! – Maior arquipélago do mundo

GASTRONOMIA

Chegamos na melhor parte! A gastronomia indonésia é semelhante com a do resto da Ásia e se baseia principalmente em arroz, noodles e vegetais. O frango e o peixe também são bastantes utilizados, diferentemente de outros tipos de carne, como a do porco, por exemplo. Isso porque o país é de maioria muçulmana, como disse no começo do texto – muçulmanos não consomem carne de porco por considerarem o animal impuro.

Um dos principais pratos típicos da região é o martabakuma espécie de panqueca ou rolinho primavera gigante recheada com ovo e frango.  Outro prato típico que é indispensável é o bakso, soba de noodles e bolas de carne.

Martabak, prato típico indonésio - Maior arquipélago do mundo

Martabak, prato típico indonésio – Maior arquipélago do mundo

No quesito bebidas, indico o arak – bebida feita a base de arroz – tão forte quanto a nossa cachaça. Uma boa dica é toma-lo em coquetéis e shots com limão e sal.

Arak, bebida típica indonésia a base de arroz - Maior arquipélago do mundo

Arak, bebida típica indonésia a base de arroz – Maior arquipélago do mundo

As atrações imperdíveis do maior arquipélago do mundo
Bali

A “Ilha dos Deuses”, como também é conhecida, é destino mais procurado da Indonésia. Parada obrigatória, diria. Afinal, a região é repleta de templos, palácios, florestas e praias paradisíacas. Indescritível!

Bali reserva muitas surpresas às viajantes - Maior arquipélago do mundo

Bali reserva muitas surpresas às viajantes – Maior arquipélago do mundo

Java

Localizada no coração da Indonésia, a Ilha de Java além de abrigar inúmeros vulcões, ainda é endereço do maior e mais impressionante templo budista do mundo, o Borobudur, que também é a principal atração do arquipélago. Para conhece-lo é preciso ter folego para subir os seus 105 degraus. Outro templo que merece a visita, é o Templo Prambanan, construído em homenagem a Deusa Shiva.

Borobudur, o maior templo Budista do mundo - Java, Indonésia - Maior arquipélago do mundo.

Borobudur, o maior templo Budista do mundo – Java, Indonésia – Maior arquipélago do mundo.

Vulcão Runjani

Prepare-se para ficar extasiado! Uma das principais atrações da cidade de Lombok é o Vulcão Rinjani, que tem até um lago dentro de sua cratera. Para conhece-lo a tarefa é árdua- um trekking que vai de 2 a 4 dias – mas vale super a pena. Anote aí no seu roteiro!

Vulcão Rinjani e sua imponência. 

Vulcão Rinjani e sua imponência.

Monkeys Forest

O santuário está localizado no vilarejo de Ubud e abriga mais de 400 primatas. Visita-lo é experiência única.

Monkey Forest é parada obrigatória. 

Monkey Forest é parada obrigatória.

Lago Toba

Localizado na cidade de Medan, o lago é de origem vulcânica, por isso é possível ver pequenas fontes de água quente. Ideal para quem procura tranquilidade.

Lago Toba (Foto: Tumpal Hutagalung) 

Lago Toba (Foto: Tumpal Hutagalung)

Parque Nacional de Komodo 

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar de um tal “dragão de Komodo”. Os lagartos gigantes são considerados os maiores do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento. No Parque Nacional de Komodo existe uma população de cerca de 5 mil desses animais que vivem soltos e fascinam os turistas.  O local é formado por três ilhas principais: Ilha de Komodo, Ilha Rinca e Ilha Padar, além de várias ilhotas, totalizando mais de 2 mil km² de área terrestre e aquática. São inúmeras atrações voltadas à Natureza e mesmo que você não seja adepta dos esportes de aventura, minha dica é uma só: vá!

Já pensou em ficar tão próxima do famoso dragão de Komodo? Aventura maior não há! 

Já pensou em ficar tão próxima do famoso dragão de Komodo? Aventura maior não há!

Bate bola
  • No país existem 129 vulcões;
  • Existem mais de 250 idiomas no Indonésia;
  • A maior flor mundo (carnívora) está na Indonésia;
  • A Indonésia é o quarto país mais populoso do Terra;
  • A Indonésia é o segundo país com maior biodiversidade do mundo. O primeiro é o Brasil;
  • Apesar de ser superpopuloso, o arquipélago possui 60% de seu território coberto por florestas;
  • A Indonésia é o país com maior variedade de mamíferos do mundo. São cerca de 515 espécies;
  • A Indonésia foi colônia holandesa por mais de três séculos.
  • Forever Young! A população da Indonésia é bastante jovem. Apenas 8% das pessoas tem mais de 60 anos.
  • A Indonésia foi o primeiro país asiático a participar de uma Copa do Mundo, em 1938. Na época, o time se chamava Índias Orientais Holandesas
Fique ligada

Embora os brasileiros não precisem de visto em muitos países, na Indonésia é diferente. O documento é tirado no aeroporto, e o turista deve ter em mãos: o passaporte (com no mínimo 6 meses de validade), duas fotos 3 X 4, a passagem de volta e o Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela – que pode ser tirado gratuitamente em qualquer posto certificado pela Anvisa. Em relação a permanência, o tempo máximo é de 30 dias – a tarifa de permanência vai de 10 a 25 dólares (sete e trinta dias respectivamente).

Organize melhor sua viagem 
Já reservou o seu Hotel? Eu sempre uso o Booking, melhor site para reserva e com opções em todos os lugares do mundo! 
Não esqueça seu seguro viagem! A Seguros Promo é uma das melhores opções porque tem opções bem baratinhas! Usando o código VAMOCOMIGO5 você tem 5% de desconto :)
Não fique sem internet na sua viagem! Adquira um chip da Easysim4u e fique o tempo todo conectada 

fimdepost_vamocomigo

Assine a nossa newsletter

Recebe aí as novidades no teu email e ajuda o blog a crescer

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Não irei dar, trocar ou vender o seu endereço de e-mail, ta? É confidencial, prometo!

Compartilhar:
Escrito por Camila Ferrari
Colaboradora do Vamo Comigo e redatora autodidata que sonha em ter o mundo como quintal.